Etnografando a Sala de Aula: contribuições da antropologia à formação de professores
Abstract
Tendo como um dos seus objetivos mostrar a importância (e necessidade) da prática da pesquisa etnográfica na formação do professor, o artigo apresenta uma etnografia do aprendizado de antropologia numa turma de terceiro semestre do curso dePedagogia de uma universidade pública do nordeste brasileiro. Os dados que o sustentam foram coletados ao longo do semestre letivo, através de observação participante em sala de aula e outros espaços escolares; trabalhos escritos desenvolvidos para a disciplina, inclusive
diários de campo e depoimentos de alunos, monitores e professora.
Desnaturalizando a prática do ‘dar/assistir à aula’, o artigo mostra que o exercício da exotização do familiar não permite apenas a constituição de uma forma específica de enxergar e lidar com o ‘outro’, mas talvez, principalmente, lidar consigo próprio, observarse nas práticas cotidianas, produzindo, desse modo, a reflexividade indispensável, igualmente às práticas docente e antropológica.
Downloads
Pubblicato
2017-03-15
Fascicolo
Sezione
Dossiê
Licenza
Direitos Autorais para textos publicados na Revista ANTHROPOLÓGICAS são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Authors retain the copyright and full publishing rights without restrictions.