O devoto e a santa: O círio de nossa Senhora das graças numa comunidade Quilombola paraense.

Autores

  • Donizete Rodrigues Universidade da Beira Interior; Centro em Rede de Investigação em Antropologia/Universidade Nova de Lisboa https://orcid.org/0000-0002-2680-204X
  • Ingrid Heinen Universidade do Estado do Pará-UEPA

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-5223.2019.242024

Palavras-chave:

etnografia, círio, romaria, Nossa Senhora das graças, Vila do Cravo/Pará

Resumo

Baseado, principalmente, na construção teórica-conceptual durkheimiana, este artigo tem como objetivo abordar a romaria em homenagem a Nossa Senhora das Graças, que ocorre no mês de novembro, na comunidade quilombola paraense da Vila do Cravo. Seguindo a orientação metodológica geertziana, o trabalho de campo foi realizado utilizando a observação-participante, com uma densa etnografia, envolvendo símbolos, rituais e experiências profanas e do sagrado, vividas no contexto da comunidade. Esta romaria, como prática religiosa popular, possibilita trocas culturais, (re)encontros e o fortalecimento dos vínculos sociais entre os romeiros.

Biografia do Autor

Donizete Rodrigues, Universidade da Beira Interior; Centro em Rede de Investigação em Antropologia/Universidade Nova de Lisboa

Donizete Rodrigues, PhD in Social Anthropology (Coimbra University) is Associate Professor (with Aggregation in Sociology) at University of Beira Interior - where he was Dean of the Faculty of Humanities and Social Sciences - and Senior-researcher at the Centre for Research in Anthropology, Nova University of Lisbon, Portugal.

He was visiting-scholar (2000-2001) and Erasmus-fellow (2002-2005) in the Department of Sociology at Bristol University (England), visiting-professor (2009-2010) in the Department of Religion at Columbia University (USA), and associate-researcher (2011-2013) at the Center for the Study of Latin American Pentecostalism, University of Southern California. He has also taught in the Master and PhD seminars in Sociology and Anthropology in many countries: Spain, Sweden, France, England, Romania, Italy, Latvia, Lithuania, Poland, Croatia, Kosovo, India, Brazil, USA, Canada, and Israel.

He published numerous articles, chapters and books. The most important works in English are: The Religious Phenomenon: an inter-disciplinary approach (Spain, 2000); The God of the New Millennium: An Introduction to the Sociology of Religion (Portugal, 2002); four entries in the Encyclopedia of New Religious Movements (London, Routledge, 2006); chapter in Ecologies of Faith in New York City (USA, Indiana University Press, 2012); book Jesus in Sacred Gotham: Brazilian Immigrants and Pentecostalism in New York City (USA, 2014); Portuguese Studies Review (special number, co-editor, 2019, forthcoming).

Ingrid Heinen, Universidade do Estado do Pará-UEPA

Graduada em Ciências Sociais (Antropologia) pela Universidade Federal do Pará. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Pará.

Referências

ALVES, Isidoro. 1980. O Carnaval Devoto: um estudo sobre a Festa de Nazaré, em Belém. Petrópolis: Editora Vozes.

ALVES, Isidoro. 2005. “A festiva devoção no Círio de Nossa Senhora de Nazaré.” Estudos Avançados, 19(54):315-332.

CASTRO, Edna. 2003. Quilombolas de Bujaru: memória da escravidão, territorialidade e titulação de terra. Belém: UFPA/NAEA/UNAMAZ.

CASTRO, Edna. 2006. Terras de pretos entre rios e igarapés. Belém: Cejup.

COSTA, António. 2011. “Festa de Santo na Cidade: notas sobre uma pesquisa etnográfica na periferia de Belém, Pará, Brasil.” Boletim do Museu paraense Emílio Goeldi, 6(1):197-2016.

CRESWELL, John. 1998. Qualitative Inquiry and Research Design. London: Sage.

DURKHEIM, Émile. 1996. As Formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes.

FIGUEIREDO, Aldrin. 1995. “Um Natal de Negros: esboço enográfico sobre um ritual religioso num quilombo amazônico.” Revista de Antropologia, 38(2):207-238.

GALVÃO, Eduardo. 1955. Santos e visagens: um estudo da vida religiosa de Itá; Amazonas. São Paulo: Companhia Editora Nacional.

GALVÃO, Eduardo. 1953. “Vida religiosa do caboclo da Amazônia.” Boletim do Museu Nacional, (15):1-18.

GEERTZ, Clifford. 1988. Works and Lives: the anthropologist as author. Cambridge: Polity.

GEERTZ, Clifford. 1989. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora.

MACEDO, C. & SOUSA, R. 2011. “Comunidades camponesas no nordeste paraense: o caso de São Judas e Cravo.” Revista Geografia (Londrina), 20(2):115-128.

MACEDO, C. & SOUSA, R. 2011. “Camponeses e religiosidade na Amazônia Paraense.” Revista Terceira Margem, 2(6):41-71.

MALCHER, Maria A. 2011. Territorialidade quilombola no Pará: um estudo da comunidade São Judas, município de Bujaru e da comunidade do Cravo, município de Concórdia do Pará. Dissertação de Mestrado. Belém: Universidade Federal do Pará.

MAUÉS, Raymundo H. 1990. A ilha encantada: medicina e xamanismo numa comunidade de pescadores. Belém: Edufpa.

MAUÉS, Raymundo H. 1995. Padres, pajés, santos e festas: catolicismo popular e controle eclesiástico. Belém: Cejup.

MAUÉS, Raymundo H. 2011. “Outra Amazônia: os santos e o catolicismo popular.” Norte Ciência, 2(1):1-26.

MAUSS, Marcel. 2003. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify.

RODRIGUES, Donizete.2007. Sociologia da Religião: uma introdução. Porto: Edições Afrontamento.

WAGLEY, Charles. 1957. Uma comunidade amazônica: Estudo do homem nos trópicos. São Paulo: Companhia Editora Nacional

Downloads

Publicado

2020-04-28

Edição

Seção

Artigos