O devoto e a santa: O círio de nossa Senhora das graças numa comunidade Quilombola paraense.
DOI :
https://doi.org/10.51359/2525-5223.2019.242024Mots-clés :
etnografia, círio, romaria, Nossa Senhora das graças, Vila do Cravo/ParáRésumé
Baseado, principalmente, na construção teórica-conceptual durkheimiana, este artigo tem como objetivo abordar a romaria em homenagem a Nossa Senhora das Graças, que ocorre no mês de novembro, na comunidade quilombola paraense da Vila do Cravo. Seguindo a orientação metodológica geertziana, o trabalho de campo foi realizado utilizando a observação-participante, com uma densa etnografia, envolvendo símbolos, rituais e experiências profanas e do sagrado, vividas no contexto da comunidade. Esta romaria, como prática religiosa popular, possibilita trocas culturais, (re)encontros e o fortalecimento dos vínculos sociais entre os romeiros.
Références
ALVES, Isidoro. 1980. O Carnaval Devoto: um estudo sobre a Festa de Nazaré, em Belém. Petrópolis: Editora Vozes.
ALVES, Isidoro. 2005. “A festiva devoção no Círio de Nossa Senhora de Nazaré.” Estudos Avançados, 19(54):315-332.
CASTRO, Edna. 2003. Quilombolas de Bujaru: memória da escravidão, territorialidade e titulação de terra. Belém: UFPA/NAEA/UNAMAZ.
CASTRO, Edna. 2006. Terras de pretos entre rios e igarapés. Belém: Cejup.
COSTA, António. 2011. “Festa de Santo na Cidade: notas sobre uma pesquisa etnográfica na periferia de Belém, Pará, Brasil.” Boletim do Museu paraense Emílio Goeldi, 6(1):197-2016.
CRESWELL, John. 1998. Qualitative Inquiry and Research Design. London: Sage.
DURKHEIM, Émile. 1996. As Formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes.
FIGUEIREDO, Aldrin. 1995. “Um Natal de Negros: esboço enográfico sobre um ritual religioso num quilombo amazônico.” Revista de Antropologia, 38(2):207-238.
GALVÃO, Eduardo. 1955. Santos e visagens: um estudo da vida religiosa de Itá; Amazonas. São Paulo: Companhia Editora Nacional.
GALVÃO, Eduardo. 1953. “Vida religiosa do caboclo da Amazônia.” Boletim do Museu Nacional, (15):1-18.
GEERTZ, Clifford. 1988. Works and Lives: the anthropologist as author. Cambridge: Polity.
GEERTZ, Clifford. 1989. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora.
MACEDO, C. & SOUSA, R. 2011. “Comunidades camponesas no nordeste paraense: o caso de São Judas e Cravo.” Revista Geografia (Londrina), 20(2):115-128.
MACEDO, C. & SOUSA, R. 2011. “Camponeses e religiosidade na Amazônia Paraense.” Revista Terceira Margem, 2(6):41-71.
MALCHER, Maria A. 2011. Territorialidade quilombola no Pará: um estudo da comunidade São Judas, município de Bujaru e da comunidade do Cravo, município de Concórdia do Pará. Dissertação de Mestrado. Belém: Universidade Federal do Pará.
MAUÉS, Raymundo H. 1990. A ilha encantada: medicina e xamanismo numa comunidade de pescadores. Belém: Edufpa.
MAUÉS, Raymundo H. 1995. Padres, pajés, santos e festas: catolicismo popular e controle eclesiástico. Belém: Cejup.
MAUÉS, Raymundo H. 2011. “Outra Amazônia: os santos e o catolicismo popular.” Norte Ciência, 2(1):1-26.
MAUSS, Marcel. 2003. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify.
RODRIGUES, Donizete.2007. Sociologia da Religião: uma introdução. Porto: Edições Afrontamento.
WAGLEY, Charles. 1957. Uma comunidade amazônica: Estudo do homem nos trópicos. São Paulo: Companhia Editora Nacional
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais para textos publicados na Revista ANTHROPOLÓGICAS são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Authors retain the copyright and full publishing rights without restrictions.