Diários de antropologia griô: etnografia e literatura na obra de Zora Hurston
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-5223.2019.244086Resumo
Zora Hurston tornou-se amplamente conhecida na literatura norte-americana como romancista. Seus personagens, principalmente os femininos, opunham-se diretamente às representações estereotipadas de afro-americanos. Contudo, poucos sabem que a aclamada escritora também se graduou e realizou pesquisas de campo em antropologia, sob a orientação de Franz Boas. Este ensaio bibliográfico apresenta uma síntese da vida e da obra de Zora Hurston, a partir da análise de seu primeiro manuscrito, datado de 1931. Por quase noventa anos, Barracoon permaneceu inédito. Assim como a originalidade e o pioneirismo de Zora Neale Hurston, cuja obra ainda é pouco conhecida entre os antropólogos brasileiros.Referências
AGAMBEN, Giorgio. 2007. L’Amitié. Paris: Payot.
ALBERT, Bruce. [2010] 2015. “Postscriptum – Quando eu é um outro (e vice-versa)”. In KOPENAWA, D. & ALBERT, B. (eds.): A queda do céu: palavras de um xamã yanomami, pp. 512-549. São Paulo: Companhia das Letras.
BAQUES, Messias. 2019. “Zora Hurston e as luzes negras das Ciências Sociais.Ayé”. Revista de Antropologia, 1(1):102-105.
CÉSAIRE, Aimé. [1947] 2012. Diário de um retorno ao país natal.São Paulo: EdUSP.
BOYD, Valerie. 2004. Wrapped in rainbows: the life of Zora Neale Hurston. New York: Lisa Drew Books/Scribner.
EVARISTO, Conceição. 2008. “Escrevivências da afro-brasilidade: história e memória”. Releitura, 23:1-17.
GONZALEZ, Lélia. 1984. “Racismo e sexismo na cultura brasileira”. Ciências Sociais Hoje, 2:223-244.
HURSTON, Zora Neale. 1927. “Cudjo’s Own Story of the Last African Slaver.” Journal of Negro History, 12:648-63.
HURSTON, Zora Neale. [1935] 1990. Mules and Men. New York: HarperPerennial.
HURSTON, Zora Neale. [1938] 1990. Tell My Horse: Voodoo and Life in Haiti and Jamaica. New York: Harper Perennial.
HURSTON, Zora Neale. [1942] 1996. Dust Tracks on a Road. New York: HarperPerennial.
HURSTON, Zora Neale.1943. “The ‘Pet Negro’ System.” American Mercury, 56:593-600.
HURSTON, Zora Neale. 1950. “What White Publishers Won’t Print.” In NAPIER, W. (ed.): African American Literary Theory: A Reader, pp.54-57. New York: NYU Press.
HURSTON, Zora Neale. [1937] 2002. Seus olhos viam Deus. Rio de Janeiro: Record.
HURSTON, Zora Neale. 2018. “Barracoon: the story of the last ‘Black Cargo’”. New York: Amistad. (Ebook Kindle)
LORDE, Audre. 1984. Sister Outsider: Essays and Speeches. New York: Crossing Press Feminist Series.
MAFEJE, Archie. 2008. “A commentary on anthropology and Africa”. Codesria Bulletin, 3-4:88-94.
MEISENHELDER, Susan. 2007. “Conflict and Resistance in Zora Neale Hurston’s Mules and Men”. In BLOOM, H. (ed.): Zora Neale Hurston – Bloom’s Modern Critical Views, pp.105-130. New York: Bloom’s Literary Criticism.
PERRONE-MOISÉS, Beatriz. 2015. Festa e Guerra. Tese de Livre-Docência. São Paulo: Universidade de São Paulo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para textos publicados na Revista ANTHROPOLÓGICAS são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Authors retain the copyright and full publishing rights without restrictions.