As Plêiades e Escorpião na Cosmologia Barasana
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-5223.2017.231438Abstract
O texto apresenta detalhes etnográficos do sistema astronômico dos ameríndios da região do Noroeste Amazônico, a partir do entendimento dos Barasana do Rio Pirá-Paraná da bacia hidrográfica do Rio Uaupés em território colombiano. Os Barasana acreditam que o universo seja composto de três camadas básicas: o céu, a terra e o mundo subterrâneo, expressos como modelos da experiência terrena, de modo que cada um é descrito como tendo florestas
e rios e habitado por pessoas nas grandes casas comunais ou malocas. Para os Barasana, o conhecimento astronômico não é simplesmente um sistema cognitivo, mas também aquele que dá ao homem poder sobre o mundo natural. A última parte do artigo é uma revisão da literatura atualizada sobre a astronomia cultural da região conhecida como a do Alto Rio Negro.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Direitos Autorais para textos publicados na Revista ANTHROPOLÓGICAS são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Authors retain the copyright and full publishing rights without restrictions.