Mulheres e trabalho na agricultura de exportação: questões Atuais
Abstract
O artigo aqui apresentado trata do trabalho feminino na agricultura. Focalizando as mulheres que trabalham na fruticultura de exportação no Nordeste do Brasil, examinam-se: as relações entre a globalização dos alimentos e as condições atuais de trabalho; aspectos da divisão do trabalho entre homens e mulheres. As convenções anuais de trabalho do Sindicato dos Trabalhadores Rurais ressaltam aspectos da dimensão de gênero que interferem nas condições de trabalho. Para compreender, empírica e teoricamente, aspectos da dimensão de gênero que se expõem nos meandros das relações de poder e desigualdade no campo da globalização, e o novo perfil do trabalho e das trabalhadoras na agricultura irrigada[1], este artigo está apoiado em pesquisas realizadas no Vale do São Francisco[2].[1] O trabalho em colaboração inclui passagens de outros textos dos mencionados autores.
[2] Constitui um dos resultados de um trabalho continuado de pesquisa que envolve os três autores deste artigo e outros pesquisadores do grupo de pesquisa Globalização e Agricultura e, em especial, estudos de caso realizado nos anos 2008 e 2009, 2010 e 2011.
Downloads
Veröffentlicht
2013-04-11
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Direitos Autorais para textos publicados na Revista ANTHROPOLÓGICAS são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Authors retain the copyright and full publishing rights without restrictions.