DESCOLA, Philippe. 2019. Une Écologie des Relations. Les grandes voix de la recherche. Paris: CNRS Editions/De vive voix, 53p.

Autor/innen

  • Denise Machado Cardoso Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-5223.2020.245126

Abstract

O livro Une Écologie des Relations é uma obra na qual Philippe Descola apresenta uma trajetória de pesquisa, ao mesmo tempo em que apresenta sua perspectiva para estudos acerca das continuidades e descontinuidades entre coletivos de seres humanos e não humanos, tendo como referência quatro formas de classificação, também por ele denominadas como ontologias: o animismo, o naturalismo, o totemismo e o analogismo. Ao longo dos cinco capítulos que compõem o livro apresenta sua teorização do que ele denomina como Ecologia das Relações.

Autor/innen-Biografie

Denise Machado Cardoso, Universidade Federal do Pará

Doutora em Desenvolvimento Socioambiental (Pós-Graduação do Trópico Úmido PDTU/ NAEA) pela Universidade Federal do Pará (2006), realizou estágio doutoral na Universidade do Algarve/Portugal (2005). É mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará (2000) e graduada em História também nesta universidade (1987). Atualmente é Assessora Adjunta da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (ADIS/UFPA) e coordenadora do Laboratório de Antropologia Arathur Napoleão Figueiredo. É docente nos Programas de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) e Cidades, Territórios e Identidades (PPGCITI). Participa do Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia (CAV/ABA) e é Pesquisadora Associada ao Musée du Quai Branly (França). Atuou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPA (2012/2017). Participou, como Consultora Ad Hoc, no Programa Pró-Equidade de Gênero da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (2014/2016). Coordena o Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem (VISAGEM) e o Grupo de Estudos sobre Populações Indígenas (GEPI). É vice-coordenadora do Grupo de pesquisa Nósmulheres e é membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Gênero Eneida de Moraes (GEPEM), do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Violência na Amazônia (NEIVA), do Projeto Recursos Naturais e Antropologia das Populações Marítimas, Ribeirinhas e Estuarinas (RENAS/MPEG).

Veröffentlicht

2020-09-27

Ausgabe

Rubrik

Resenhas