Saberes Tradicionais e Biomedicina: reflexões a partir da experiência dos Xukuru do Ororubá, PE
Resumen
Esse trabalho objetiva compreender como as práticas de saúde tradicionais e biomédicas são vivenciadas em diálogo ou em confronto com as Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), que atuam em povos com contato prolongado, como é o caso dos índios Xukuru do Ororubá, que habitam o Nordeste do Brasil. A pesquisa foi realizada com base na participação dos pesquisadores em reuniões com o Conselho de Saúde Indígena, em visitas aos polos base Xukuru do Ororubá e em entrevistas com os sujeitos envolvidos. A “atençãodiferenciada” como proposta na legislação específica, efetivada através do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, foi discutida a partir da noção de práticas de autoatenção, por esta considerar os aspectos sociais, culturais e econômicos envolvidos. O artigo, por fim, enfatiza
a importância da educação intercultural para enfrentar os problemas no campo da saúde e das políticas de saúde indígena.
Descargas
Publicado
2017-03-16
Número
Sección
Artigos
Licencia
Direitos Autorais para textos publicados na Revista ANTHROPOLÓGICAS são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Authors retain the copyright and full publishing rights without restrictions.