‘Pisando em Terra Tabajara’: refletindo sobre retomadas de terra a partir dos Tabajara da Paraíba

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-5223.2022.256999

Palabras clave:

retomadas, Tabajara, territorialização, Jacoca

Resumen

Desde 2006 o povo Tabajara da Paraíba vem buscando a demarcação de suas terras tradicionalmente ocupadas. Visando a reconstrução do território, os Tabajara têm construído uma organização social dinâmica e flexível através da qual vêm logrando a ampliação das áreas sob seu controle. Atualmente, são três aldeias organizadas, sendo duas em áreas retomadas. Nesses processos, a dimensão conflitiva tem sido elemento principal, sejam os conflitos pelas retomadas, sejam as disputas em torno da ocupação das praias entre os indígenas e o poder municipal da cidade do Conde. Ao lado dessas disputas, o esforço para reunir os parentes em torno de projetos de vida comunitária nas três aldeias também é uma marca característica do atual processo de territorialização dos Tabajara. Nesse trabalho, pretendemos discutir esses temas em diálogo com outros estudos sobre processos de territorialização, a forma retomada e o retorno dos parentes em contextos indígenas.

Biografía del autor/a

Estêvão Martins Palitot, Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Bacharel em Ciências Sociais (UFPB)

Mestre e Doutor em Sociologia (UFPB)

Professor do DCS/CCAE/UFPB

Professor do PPGA/UFPB

 

Amandda Yvnne Figueiredo da Cruz, Universidade Federal da Paraíba, Programa de Pós-Graduação em Antropologia

 

Citas

ALARCON, Daniela. 2014. “A forma retomada: contribuições para o estudo das retomadas de terras, a partir do caso Tupinambá da Serra do Padeiro”. Ruris, 7(1): https://www.ifch. unicamp.br/ojs/index.php/ruris/article/view/1648.

ALARCON, Daniela. 2020. O retorno dos parentes: mobilização e recuperação territorial entre os Tupinambá da Serra do Padeiro, sul da Bahia. Brasil. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: Museu Nacional/UFRJ.

ALONSO, Angela. 2012. “Repertório, segundo Charles Tilly: história de um conceito”. Sociologia & Antropologia, 2(3):21-41.

CRUZ, Amandda. 2022. “Os donos da aldeia”: história, memória e mobilização étnica do povo Tabajara da Paraíba. Dissertação de Mestrado. João Pessoa: UFPB.

FALEIRO, Rodrigo. 2005. “Retomada ou invasão: percepção das instituições governamentais sobre a ocupação do monte Pascoal pelos índios Pataxó”. In LIMA, A. C. & BARRETTO, H. (eds.): Antropologia e identificação: os antropólogos e a definição de terras indígenas no Brasil, 1977-2002, pp.: 299-323. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/LACED.

FIOCRUZ. 2013. Mapa de conflitos. (http://mapadeconflitos.ensp.fiocruz.br/conflito/pb-indigenas-tabajara-lutam-porregularizacao-de-territorio-tradicional/; acesso em 11/01/2023).

LIMA, Alin. 2008. Assentamento APASA – PB. ‘A agroecologia na construção de novas territorialidades’. Dissertação de Mestrado. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba.

MARQUES, Amanda. 2015. Fronteira étnica: Tabajara e comunidades negras no processo de territorialização do Litoral Sul Paraibano. Tese de Doutorado. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe.

MOREIRA, Emilia. 1997. Por um pedaço de chão. João Pessoa: Editora Universitária.

MURA, F., PALITOT, E. & MARQUES, A. 2015. Relatório Tabajara: um estudo sobre a ocupação indígena no litoral sul da Paraíba. João Pessoa: UFPB.

PACHECO DE OLIVEIRA, João. 2018. “Fighting for lands and reframing the culture”. Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology, 15(2):1-21.

PALITOT, Estêvão. 2013. “‘Questões que diariamente ali se agitam’: o processo de extinção dos aldeamentos de índios no Litoral Sul da Paraíba (1865-1867)”. Cadernos do LEME, 5(1):60-92.

SAMPAIO, Henrique. 2001. O processo de reelaboração dos cocos no movimento de urbanização e desenvolvimento do Município do Conde. Dissertação de Mestrado. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba.

SANTOS, Hosana. 2009. Dinâmicas Sociais e Estratégias Territoriais: organização social Xukuru no processo de retomada. Tese de Doutorado. Recife: UFPE.

SOUZA, Jurema. 2019. Os Pataxó HãHãHãi e as narrativas de luta por terra e parentes, no Sul da Bahia. Tese de Doutorado. Brasília: UNB.

SPINELLI, Lucas Gebara. 2021. “‘Devolutizar’ para acumular: o saque fundiário na formação da propriedade privada no litoral sul da paraíba”. In GONÇALVES, C. (ed.): Ensaios de geografia agrária: materialidades e expressões dos conflitos territoriais, pp.: 138-158. Aracajú: Artner Comunicação.

TÓFOLI, Ana Lúcia. 2010. As retomadas de terras na dinâmica territorial do povo indígena Tapeba: mobilização étnica e apropriação espacial.’ Dissertação de Mestrado. Fortaleza: UFC.

Publicado

2023-07-10

Número

Sección

Dossiê