Interculturalidade Enquanto Prática na Educação Escolar Indígena
Abstract
Este artigo se propõe a compreender a interculturalidade enquanto prática na educação escolar indígena. Com ênfase nos autores latino americanos, refletimos sobre algumas possibilidades conceituais da interculturalidade, para em seguida, analisar sua aplicabilidade prá-tica em duas escolas indígenas de Roraima: Escola Estadual Indígena Eurico Mandulão na comunidade Raimundão e Escola Estadual Indígena Dom Lourenço Zoller, na comunidade Pedra Preta. Na primeira, analisamos o desfile cívico em comemoração a independência do Brasil e, na segunda, uma apresentação do Projeto Sexta Cultural.
Além disso, exploramos várias características das escolas e das comunidades em nossa análise etnográfica, cujo trabalho de campo foi realizado de 2011 a 2013. As relações entre indígenas e não indígenas tem múltiplas faces, nelas ocorrem práticas interculturais nas quais as
relações de troca, conflito e fusão de horizontes, convivem com as de assimilação e tolerância. Apontamos a coexistência da interculturalidade crítica e da funcional em ambas as comunidades.
Downloads
Veröffentlicht
2017-03-15
Ausgabe
Rubrik
Dossiê
Lizenz
Direitos Autorais para textos publicados na Revista ANTHROPOLÓGICAS são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Authors retain the copyright and full publishing rights without restrictions.