KRENAK, Ailton. 2019. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 85p.

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.51359/2525-5223.2020.244542

Abstract

Na contemporaneidade, qual mundo ruma ao colapso devido a pretensões totalizantes consentidas a favor da civilização global? De que forma herdamos – e ao mesmo tempo construímos para futuras gerações – um Planeta conduzido por paradigmas dicotômicos no explicar e sentir as coisas da vida? Considerando a expectação ocidental, que se propende à compreensão do mundo, podemos considerá-la fadada ao fracasso? Afinal, o que esperar do presumível desenlace das “verdades”? O fim ou uma oportunidade de se repensar ideias, atitudes e relações para adiarmos o inevitável?

O recente livro de Ailton Krenak busca refletir sobre estas inquietações em tom dialógico – afinal a obra é exposta a partir do compilado de suas falas – quando se propôs discutir desafios e potencialidades da modernidade na compreensão de problemas passados e coetâneos, convidando-nos a um instigante exercício filosófico e transcultural de superação de fronteiras, em prol do alargamento dos saberes que precisam transgredir o que é ensejado por fundamentalismos tecnicistas.

Autor/innen-Biografie

Wagner Lins Lira, Universidade Federal Rural de Pernambuco/Professor Adjunto

Doutor em Antropologia (PPGA/UFPE) e Pós-doutor em Educação (PPGECI/UFRPE/FUNDAJ). Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco e Membro do Grupo de Estudos sobre Álcool e Outras Drogas (GEAD/UFPE), do Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da  Infância e da   Juventude (GETIJ/UFRPE) e do Grupo de Estudos Transculturalismo Crítico, Diversidade Cultural e Educação (GTRANSCRI/UFRPE). 

Veröffentlicht

2020-09-27

Ausgabe

Rubrik

Resenhas