Brasil: as mulheres pentecostais entre ‘combate’ e ‘libertação’
Abstract
Ao longo dos quarenta últimos anos o lugar feito a mulher no pentecostalismobrasiieiro foi se transformando e permitiu aos pesquisadoresregistrar o surgimento de mulheres líderes num sistemasimbólico que tendía, nos seus primeiros momentos, á favorecer opoderío dos homens. Porém, incentivadas pela propria representaçãoimaginaria de mulheres ‘combatentes’, varias delas ganaramespaço na corrente pentecostal, em quanto líderes religiosas oulíderes políticas. Esse texto analisa o percurso individual de quatrodessas mulheres para pôr em evidência os elementos idiosincráticose socio-culturais que levaram cada uma dela no lugar queocupa na atualidade. Um dos resultados da análise é que, apartirde uma mesma adesão religiosa, quem vem das classes mais pobrestende a procurar poder na esfera política e quem vem das classesmedias se projeta mais na esfera pública através de um poderíocarismático.Downloads
Pubblicato
2015-03-28
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Copyright (c) 2021 Marion Aubrée

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Direitos Autorais para textos publicados na Revista ANTHROPOLÓGICAS são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Authors retain the copyright and full publishing rights without restrictions.