El Uso Inapropiado de la Coca o Bien, la Bonanza de la Cocaína desde la Perspectiva Cultural de los Indígenas que Hacen uso del Mambe y Ambil
DOI:
https://doi.org/10.51359/2525-5223.2020.245165Palavras-chave:
Coca, Cocaína, Murui, Amazônia, Respostas culturaisResumo
Estou interessada no assunto da coca, o mambe (folhas de coca em pó), a cocaína, há alguns anos, quando completei meu mestrado em estudos amazônicos na Universidade Nacional da Colômbia, sede Amazô-nia. Morando e estudando em Letícia, escutava histórias que se referiam ao tempo do tráfico de cocaína dos anos 70-80 no Trapézio Amazônico, relacionado ao cultivo de coca na Bolívia e no Peru; também, ouvia ou-tras que abordavam a natureza contemporânea desse negocio vinculado ao Brasil e a rota de Manaus ao Oceano Atlântico. Pouco a pouco, o interesse pelo assunto me levou a enfocar nas interpretações que os indígenas que consomem coca fazem sobre sua transformação em cocaína e nos efeitos que a comercialização dessa substância teve em suas vidas.Referências
BONILLA, Lydie. 2007. Des proies si desirables. Soumission et predation pour les Paumari D’Amazonie bresilienne. Tesis de Doctorado. Paris: Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales.
BOURDIEU, Pierre. 1991. El sentido práctico. Sobre la teoría de la acción. Barcelona: Editorial Anagrama.
CASTELLS, Manuel. 2008. Volgere di millennio. Milano: Universitá Bocconi editori.
CLIFFORD, James. 1999. Itinerarios transculturales. España: Editorial Gedisa.
CURE, Salima. 2014. ‘Ahora hay que mambear’. Prattiche e discorsi intorno al consumo urbano del mambe nelle cittá di Leticia e Bogotá. Tesis de Doctorado. Napoli: Universitá L’Orientale.
DREYFUS, Pablo. 1998. Cocaine, the military and shining path, 1890-1995. Documento presentado en el encuentro de la “Latin American Studies Association”, Chicago.
DURANTI, Alessandro. 2005. Antropologia del linguaggio. Roma: Meltemi editori.
ECHEVERRI, Juan A. 1997. The people of the center of the World. A study in Culture, History and Orality in the Colombian Amazon. Tesis de Doctorado. New York: New School for Social Research.
ECHEVERRI, J. & PEREIRA, E. 2005. “Mambear coca não e pintar a boca de verde: Notas sobre a origem e o uso ritual da coca amazónica.” In LABATE, B. & GOULART, S. (eds.): O uso ritual das plantas de poder,pp. 117-185. Campinas: Ed. Mercado de Letras, Fapesp.
GRELE, Ronald. 2007. “Introduzione”. In PORTELLI, A. (ed.): Storie Orali. Racconto, immaginazione, dialogo, pp. VII-XV. Roma: Donzelli editori.
HALL, Stuart. 2006. Il soggetto e la differenza. Per una archeologia degli studi culturali e postcoloniali.Roma: Meltemi editore.
HILL, Jonathan. 1988. “Introduction: myth and history”. In HILL, J. (ed.): Rethinking history and myth. Indigenous South american perspectives on the past, pp. 1-17. Urbana: Illinois Books edition
HUGH-JONES, Stephen. 1988. “Lujos de ayer, necesidades de mañana: comercio y trueque en la Amazonia noroccidental”. Boletín del Museo del Oro, 21:77-103. (https://publicaciones.banrepcultural.org/index.php/bmo/article/view/7154; acesso em 11/11/2010).
JEDLOWSKI, Paolo. 2002. Memoria, esperienza e modernitá. Memorie e societá nel XX secolo. Milano: Franco Angeli Editori.
MACHADO, Lia. 2000. “Limites e fronteiras: Da alta diplomacia aos circuitos da ilegalidade.” Revista Territorio, 8:9-29.
MAUSS, Marcel. 1971. Sociología y antropología. Madrid: Tecnos editorial.
MELLINO, Miguel. 2006. “Introduzione”. In HALL, S. (ed.): Il soggetto e la differenza. Per una archeologia degli studi culturali e postcoloniali, pp. 7- 29. Roma: Meltemi editore.
MICARELLI, Giovanna. 2003. Weaving a new basket:indigenous networks at the margin of development.Tesis de Doctorado. Urbana-Champaign: University of Illinois.
MICARELLI, Giovanna. 2012. Tobacco’s Divine banknote: the translation of project money into public wealth.Trabalho apresentado no Congreso Internacional de Americanistas.Panel: “Images of Public Wealth: Property, Identity, and Well-being in Native Tropical America”. Vienna.
MURATORIO, Blanca. 1991. The life and times of grandfather Alonso. Culture and history in the upper Amazon. New Jersey: Rutgers University press.
MURATORIO, Blanca. 1996. “Trabajo para la Shell: resistencia cultural a la proletarización en la amazonía ecuatoriana”. In SANTOS, F. (ed.): Globalización y cambio en la amazonia indígena, vol 1, pp. 371-395. Quito: Abya-yala.
NIETO, Valentina. 2006. Mujeres de la abundancia. Tesis de Maestría. Leticia: Universidad Nacional de Colombia.
NORDSTROM, Carolyn. 2007. “War on the front lines”. In ROBBEN, A. & SLUKA, J. (eds.): Ethnographic fieldwork. An anthropological reader, pp. 128-153.New Jersey: Blackwell publishing.
OLIVEIRA, João P. 2013. “Curt Nimuendajú e a história Ticuna: elementos para uma reflexão crítica sobre a etnografia e o estatuto da etnologia”. Tellus, 13(24):227-259.
PEREIRA, Edmundo. 2005. Nimaira Uruki: esa es mi lucha. Ritual e política entre os Uitoto-Murui, rio Carapana, Amazonia colombiana.Tesis de Doctorado. Rio de Janeiro: Museu Nacional-UFRJ.
PEREIRA, Edmundo. 2012. Un Povo Sábio, Um Povo Aconselhado: Ritual e Política entre Os Uitoto-Murui. Brasília: Paralelo 15.
PIZZA, Giovanni. 2005. Antropologia medica. Saperi, pratiche e politiche del corpo. Roma: Carocci editore.
RIVERA, Silvia. 2003. Las fronteras de la coca. La Paz: Idis-Umsa, Ediciones Aruwiyiri.
ROMAN, Oscar. 2010. “Mito de la coca: el manejo y sus consecuencias.” Mundo Amazónico, 1:315-326.
ROSALDO, Renato. 2000. Cultura y verdad. La reconstrucción del análisis social. Quito: Ediciones Abya-yala.
ROSEBERRY, William. 1988. “Political economy”. Annual ReviewofAnthropology,17:161-185.
SANTOS-GRANERO. Fernando. 1991. Amazonia 1940-1990. Lima: Terra Nova-Universidad Católica del Perú.
SLUKA, J. & ROBBEN, A. 2007. “Fieldwork in anthropology: an introduction”. In ROBBEN, A. & SLUKA, J. (eds.): Ethnographic fieldwork. An anthropological reader, pp.1-28.New Jersey: Blackwell publishing.
SHERRAT, Andrew. 1998. “Introduzione: sostanze particolari”. In GOODMAN, J., LOVEJOY, P. & SHERRAT, A. (eds.): Usi sacri, consumi profani. Il ruolo storico e culturale delle droghe, pp. 17-28. Genova: ECIG editori.
SOBERÓN, Ricardo. 2009. “Hacia una nueva Perspectiva en la Temática del Tráfico Ilícito de Estupefacientes”. In TOKATLIAN, J. (ed.): La Guerra contra las Drogas en el Mundo Andino. Hacia un Cambio de Paradigma, pp. 198-224. Buenos Aires: Libros del Zorzal.
TALLÉ, Cristiano. 2007. “Per una economía della pratica di ricerca sul campo overo sul sottile confine tra vita e ricerca”. In GALLINI, C. & SATTA, G. (ed.): Incontri etnografici, pp. 150-170. Roma: Meltemi
TAUSSIG, Michael, 2005. “Cultura del terrore, spazio della morte”. In DEI, F. (ed.): Antropologia della violenza, pp. 77-123. Roma: Meltemi
TAUSSIG, Michael. 2007. Cocaina. Per un’antropologia ella polvere bianca. Milano: Bruno Mondadori.
TOVAR-PINZÓN. Hermes. 1994. “La economía de la coca en América Latina. El paradigma colombiano”. Revista Nueva Sociedad, 130:86-111.
TURNER, Terence. 1988. “History, myth and social consciousness among the Kayapo of Central Brazil”. In HILL, J. (ed.): Rethinking history and myth. Indigenous South american perspectives on the past, pp.195-213. Urbana: Illinois Books edition.
URBINA, Fernando. 1992. Las hojas de poder. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia editorial.
URBINATI, Emilio. 2008. Politiche di sviluppo e questiones étnica. La cooperazione italiana in Bosnia. Tesis de Doctorado. Bologna: Universitá di Bologna.
VASCO, Luis Guillermo. 1999. “Vivir y escribir en antropología”. Boletín de Antropología,13 (30): 43-51. Medellín: Universidad de Antioquia.
VIVEIROS de Castro, Eduardo. 2002. “Los pronombres cosmológicos y el perspectivismo amerindio.” In ALLIEZ, E. (ed.): Gilles Deleuze una vida filosófica, pp. 763-777. Bogotá: Ministerio de asuntos extranjeros de Francia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para textos publicados na Revista ANTHROPOLÓGICAS são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista.
Authors retain the copyright and full publishing rights without restrictions.