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O Povo da Jurema / La gente de Jurema

Rene de Melo Nascimento

Resumo


Sinopse:

O Kipupa malunguinho é um evento religioso voltado aos Juremeiros, a integrantes das diversas matrizes da religião afro-brasileira, bem como é aberto para os simpatizantes dessas religiões. O evento possui como principal propósito, o papel de comemorar, valorizar e preservar o ritual da Jurema, no qual se apresenta em sua composição a participação de uma diversidade de terreiros, com seus representantes de todo o país. Dessa reunião de grupos e pessoas é possível perceber o papel do ritual, que permite a reafirmação cultural dos participantes, ao passo que relembram de seus ancestrais, que foram perseguidos no Brasil e em Pernambuco e que sofreram inúmeras formas de repressão. Este modelo de organização assume, portanto, um papel de resistência ainda hoje, para rememorar a vida dos seus antepassados através do culto às entidades da mata.

O ritual que é visualizado na chegada ao espaço, pelos pais e mães de santo com seus filhos, a cada canto, oração e oferenda, demonstra a forte mestiçagem religiosa e seus cunhos afro-indígenas. Tal constatação se torna tão presente nos “pontos” quanto no discurso de todos ali presentes.

Nesse contexto Malunguinho é o principal personagem do ritual. É ele, que abre os caminhos para todas as outras entidades, é ele, que é lembrado pelas suas histórias e sua atuação no Quilombo do Catucá, transmitida nas falas dos próprios Juremeiros. Nas toadas o som cantado “Malunguinho na Mata é Rei”, revela sua relevância de saudação durante o culto. Sua história, contada pelos negros e transmitida a gerações, faz menção a sua decisiva atuação em defesa dos negros fugidos na época do império, que lidou a criação do chamado Quilombo do Catucá, localizado em Abreu e Lima, Pernambuco1. Algumas histórias contadas pelos negros, apontam que Malunguinho percorria desde a mata de Beberibe, até a mata de Goiânia, sempre embreando-se na mata e utilizando-se da magia para fugir dos seus principais inimigos, as tropas imperiais e as milícias que eram formadas para capturar os negros aquilombados.

Por fim faço votos que esse meu breve estudo sirva mais que uma contribuição, mas principalmente para estímulos a muitas pesquisas, produções e debates sobre o tema, sinalizando que tal período em que vivemos em relação a cultura indígena e afro-brasileira, se faz fundamental para a documentação da história cultural brasileira, isto é, estamos falando de um momento singular para um trabalho de investigação antropológico e histórico para entendermos melhor a nossa cultura somado as representações coletivas em que as constituem.

Rica experiência antropológica sobre tudo do que foi observado, vivido e aprendido com esse grupo de tamanha importância para a cultura pernambucana, principalmente pela tradição que está sendo construída pelo KIPUPA. Tradição essa que será representado por uma narrativa de imagens estáticas, em comemoração aos dez anos do KIPUPA Malunguinho.

Synopsis:

El malunguinho Kipupa es un evento religioso vuelto a Juremeiros, los miembros de las diversas matrices de la religión afro-brasileña y abierto a los seguidores de estas religiones. El evento tiene como finalidad principal el papel de celebrar, apreciar y preservar el ritual de jurema, con todos sus componentes, la participación de una variedad de comunidades religiosas, con representantes de todo el país lo hacen importante. Este grupo de reuniones y la gente puede darse cuenta el importante papel de reafirmación cultural por parte de los participantes, al tiempo que recuerda a sus antepasados, que fueron perseguidos en territorio brasileño, Pernambuco incluido, y sufrieron numerosas formas de represión. Por tanto, este modelo de organización asume un tono de fuerza uniforme hoy en día es recordando por razones de quienes sufrieron estas prácticas, la vida de sus antepasados a través del culto para evitar que desaparezcan estas entidades.

El ritual que se muestra en el espacio de llegada, los padres y madres con sus sagrados hijos, en cada esquina, la oración y la ofrenda, demuestra la fuerte mezcla de razas y religión y su carácter africano-indígena. Este evento se hace tan presente en los "puntos", la importancia del habla de todos los allí presentes. En este contexto Malunguinho es el personaje principal de los rituales. Es el que abre el camino para todos los demás, es el que se les recuerda a partir de sus historias y su actuación en Quilombos Catuca transmitida en los discursos de Juremeiros propios. Las melodías suenan cantadas "Malunguinho en Mata es el rey", revela su relevante saludo durante el servicio. Su historia, contada por los negros y transmitidas de generación en generaciones menciona la acción decidida en defensa de los esclavos fugitivos en el momento del imperio, que había construido el denominado Quilombo Catuca, situado en Abreu e Lima, Pernambuco.

Algunos relatos de negros, muestran que Malunguinho se desenvolvió en los bosques de Beberibe, en el bosque de Goiânia, siempre aprovechando el bosque y el uso de la magia para huir de sus principales enemigos, las tropas imperiales y las milicias que se formaron para capturar los aquilombados negro. Por último, espero que este breve estudio sea una contribución, que sirva de estímulos a muchas investigaciones, producciones y debates sobre el tema, lo que indica que este período, vivimos en relación a la cultura indígena y africano-brasileño, es crucial para la documentación de la historia cultural de Brasil, es decir, estamos hablando de un momento singular para un trabajo de investigación antropológica e histórica para entender mejor nuestra cultura en todas las representaciones colectivas que las constituyen. Experiencia antropológica rica de todo lo que vio, vivió y aprendió con este grupo de gran importancia para la cultura de Pernambuco, en especial la tradición que está siendo construido por KIPUPA. Tradición que estará representado por una narrativa de imágenes fijas, celebrando diez años de la KIPUPA Malunguinho.

Palavras-chave:

Religião; Jurema; Afro-indigena; Antropologia Visual

Key-words:

Religion; Jurema; Afro-indigenous; Visual Anthropology

Ficha técnica:

Autor: Rene de Melo Nascimento

Fotografias:Rene de Melo Nascimento

Direção, Edição de Imagem e Texto: Rene de Melo Nascimento

Credits:

Author: Rene de Melo Nascimento

Photographs:Rene de Melo Nascimento

Direction, image editing and text: Rene de Melo Nascimento


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ENSAIO

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