Voz dos Sinos

Autores

  • Thiago de Andrade Morandi Doutorando em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51359/2526-3781.2020.244174

Resumo

A linguagem dos sinos e o oficio de sineiro é um patrimônio imaterial registrado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que sobrevive em cidades históricas, com maior destaque em São João del-Rei devido a persistência e amor envolvido na transmissão do saber popular de geração em geração, promovida pelos próprios sineiros.

Este ato, que envolve, tradição, e sobretudo preservação, não só de uma forma imaterial, mas também material (uma vez que o sino também é um objeto mecânico) é o tema central deste filme, que traz depoimentos que nos levam a refletir sobre essa voz do sino, seu contexto atual e seu futuro.

Este filme fez parte de um processo antropológico de criação de Thiago de Andrade Morandi, durante sua investigação de mestrado no Programa Interdepartamental de Pós-Graduação em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade. Especificamente neste filme são explorados na prática estudos de espaço e memoria, patrimônio, acupuntura urbana, paisagens sonoras e estudos midiáticos.

Biografia do Autor

Thiago de Andrade Morandi, Doutorando em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Thiago de Andrade Morandi é Doutorando em Ciências Sociais pela PUC MG, orientado por Regina de Paula Medeiros. Mestre em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (UFSJ). É Bacharel em Comunicação Social –Jornalismo pela UFSJ. Tem publicações e exibições em Cuba, Portugal e Colômbia. Foi premiado em 2014 pelo Jornal Estado de Minas e pela UNIRIO, em 2013 pelo SENAC Minas, em 2013 e 2012 pela Revista Fotografe Melhor, entre outros. Possui diversas produções audiovisuais, destaque para Voz dos Sinos, documentário exibido em 2018 na 00 Bienal La Habana, em Cuba; A Dor Fica, documentário classificado em 3º lugar no 13º Prêmio DENATRAN; Boa Morte, exibido no festival de Imagem, na Colômbia, além de diversos filmes exibidos na Mostra de Cinema de Tiradentes e Festivais em Minas Gerais. É criador da Morandi Fotocinegrafia, empresa especializada em audiovisual e fotografia. Foi Assessor de Comunicação na Prefeitura Municipal de São João del-Rei (MG), entre 2013 e 2016, e na Prefeitura de Tiradentes (MG), entre 2016 e 2018. O maior interesse em investigação e pesquisa é em torno da etnografia e compreensão de fenômenos sociais que envolvam arte, cultura, patrimônio e resistências, com destaque para a arte urbana (tema muito presente na investigação realizada no mestrado).

Downloads

Publicado

2021-01-11