Voz dos Sinos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2526-3781.2020.244174Resumo
A linguagem dos sinos e o oficio de sineiro é um patrimônio imaterial registrado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que sobrevive em cidades históricas, com maior destaque em São João del-Rei devido a persistência e amor envolvido na transmissão do saber popular de geração em geração, promovida pelos próprios sineiros.
Este ato, que envolve, tradição, e sobretudo preservação, não só de uma forma imaterial, mas também material (uma vez que o sino também é um objeto mecânico) é o tema central deste filme, que traz depoimentos que nos levam a refletir sobre essa voz do sino, seu contexto atual e seu futuro.
Este filme fez parte de um processo antropológico de criação de Thiago de Andrade Morandi, durante sua investigação de mestrado no Programa Interdepartamental de Pós-Graduação em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade. Especificamente neste filme são explorados na prática estudos de espaço e memoria, patrimônio, acupuntura urbana, paisagens sonoras e estudos midiáticos.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para trabalhos audiovisuais publicados na AntHropológicas Visual sã licenciados para uma licenca Creative Commons 4.0 BY-NC.