Registros e movimentos no percurso de um processo de heteroidentificação
DOI:
https://doi.org/10.51359/2526-3781.2022.253459Palabras clave:
ação afirmativa, políticas públicas, educação superior, heteroidentificação, cotas sociaisResumen
Este ensaio visual é parte de uma experiência de participação em banca de Heteroidentificação para efetivação da Lei de Cotas do Processo Seletivo da Universidade Federal do Pará (UFPA). O registro das atividades ocorreu pela utilização de um diário de campo para fins de registro da experiência e composição da narrativa. Os registros fotográficos foram realizados por meio de uma câmera do celular modelo Galaxy A71 em março de 2022. Os registros do ensaio trazem os movimentos observados ao longo dos espaços prediais reservados para o processo de habilitação e heteroidentificação no Processo Seletivo de 2022. Como demanda das Políticas de Ação Afirmativa é possível ver os espaços da UFPA ocupados, distanciando-se do vazio característico do período pandêmico.Citas
BATISTA, N.C; FIGUEIREDO, H. A. C. Comissões de Heteroidentificação racial para acesso em Universidades Federais. Cadernos de Pesquisa [online]. 2020, v. 50, n. 177; pp. 865-881. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053147264.
BRASIL. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2012.
ELÍSIO, R.R; COSTA, A. C. M; RODRIGUES FILHO, G. Histórico e Desafios no Processo de Implementação das Comissões de Heteroidentificação na Universidade Federal de Uberlândia. Revista da ABPN, v. 11, n. 29, p. 41-56, 2019.
SANTOS, S. A. Comissões de Heteroidentificação ÉtnicoRacial: lócus de constrangimento ou de controle social de uma política pública?. O Social em Questão, v. 24, n. 50, p. 11-62, 2021.
SANTOS, F. D. Prefácio. In: DIAS, G.R.M; TAVARES JÚNIOR, P.R.F.T. Heteroidentificação e cotas raciais: dúvidas, metodologias e procedimentos. Canoas: IFRS Campus Canoas, 2018. 267p.
NUNES, G.H.L. Autodeclarações e comissões: responsabilidades procedimental dos/as gestores/as de ações afirmativas. In: DIAS, G.R.M; TAVARES JÚNIOR, P.R.F.T. Heteroidentificação e cotas raciais: dúvidas, metodologias e procedimentos. Canoas: IFRS Campus Canoas, 2018. 267p.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 AntHropológicas Visual

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Direitos Autorais para trabalhos audiovisuais publicados na AntHropológicas Visual sã licenciados para uma licenca Creative Commons 4.0 BY-NC.