Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Enfermagem UFPE on line?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A REUOL [Qualis Capes B2] a partir do v. 13, n. 06, y. 2019, adotou a modalidade de “publicação continuada” (rolling publishing), em consonância com a tendência crescente de periódicos exclusivamente online, que se caracteriza pela publicação em volumes anuais, sem a numeração de fascículos; por conseguinte, os artigos serão publicados conforme forem avaliados, aprovados, revisados e traduzidos.

OBRIGA-SE AO CUMPRIMENTO DOS SEGUINTES REQUISITOS PARA QUE O ARTIGO SE QUALIFIQUE PARA REVISÃO DUPLO CEGA, CASO CONTRÁRIO, SERÁ RECUSADO e ARQUIVADO:

(1) Elaborado seguindo rigorosamente as NORMAS de Formatação, Estrutura, Conteúdo e Estilo/Escrita.

(2) Apresentado em formato WORD.doc.

(3) A coleta de dados não ter ocorrido há mais de 5 anos.

(4) Do RESUMO à CONCLUSÃO escritos em obediência às Normas da Língua Vernácula, empregando-se o verbo na voz ativa, sintética ou analítica, com exceção do objetivo (apresentar o verbo no INFINITIVO). Não citar autores e/ou ano.

(5) Envio da documentação exigida para cada categoria de artigo.

(6) Preenchimento do formulário on line dos metadados da submissão nos idiomas PORTUGUÊS e INGLÊS.

Todos os autores devem estar registrados nas Plataformas Lattes (http://lattes.cnpq.br) e ORCID iD (https://orcid.org/register), em cumprimento a "Best practice Guideline for Publishers" (https://orcid.org/content/orcid-publication-workflows-step-step-guide-publishers)

<< Guias para a apresentação do texto >>

Os textos dos artigos devem seguir os guias da Rede Equator conforme tipo de estudo realizado:

¨ Para melhorar a qualidade e a transparência da pesquisa em investigação em saúde (http://www.equator-network.org/resource-centre/authors-of-research-reports/authors-of-research-reports/#auwrit). Pode ser usado para todos os tipos de pesquisas em saúde.

¨ Para todos os tipos de estudos usar o guia Revised Standards for Quality Improvement Reporting Excellence (SQUIRE 2.0 – checklist).
¨ Para ensaio clínico randomizado seguir o guia CONSORT (checklist e fluxograma).
¨ Para revisões sistemáticas e metanálises seguir o guia PRISMA (checklist e fluxograma).
¨ Para estudos observacionais em epidemiologia seguir o guia STROBE (checklist).
¨ Para estudos qualitativos seguir o guia COREQ (checklist).

ESTRUTURA/FORMATAÇÃO E ESTILO DOS ARTIGOS

TÍTULO (somente no idioma original, não mais que 10 palavras!). Deve conter 3 (três) ou mais dos descritores extraídos do DeCS: http://decs.bvs.br

AUTORES (1-8, EXPLÍCITOS SEM ABREVIATURAS DE SOBRENOMES NO ARTIGO e, também, no formulário on line de METADADOS da submissão da Reuol)

RESUMO (somente no idioma original)

*DESCRITORES em número de 6 (seis): Português/Inglês/Espanhol. *Devem ser extraídos do vocabulário "Descritores em Ciências da Saúde" (DeCS: http://decs.bvs.br), e/ou do Medical Subject Headings (MESH): https://meshb.nlm.nih.gov/search.

CREDENCIAIS DOS AUTORES (EXPLÍCITAS NO ARTIGO: principal instituição e número ORCID® (Open Researcher and Contributor ID: https://orcid.org/register)

AUTOR RESPONSÁVEL PELA CORRESPONDÊNCIA COM O EDITOR (nome completo e o e-mail)

INFORME (se for o caso!):

 Artigo extraído da (e) (Tese, Dissertação, Monografia do Curso de Especialização em..., ou Trabalho de Conclusão de Curso): Título. Instituição vinculada, ano.

Em todos os artigos empreguem os termos das seções INTRODUÇÃO, OBJETIVO(S), MÉTODO, RESULTADOS, DISCUSSÃO, CONCLUSÃO, CONTRIBUIÇÕES, CONFLITO DE INTERESSES, AGRADECIMENTOS (opcional), FINANCIAMENTO (se teve), REFERÊNCIAS (Estilo Vancouver: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html).

Os seguintes documentos devem ser anexados na Reuol:

1. Artigos em uma das categorias ORIGINAL, RELATO DE CASO CLÍNICO, RELATO DE EXPERIÊNCIA/ESTUDO DE CASO, NOTA PRÉVIA - que envolvam SERES HUMANOS, anexar os documentos: (a), exceto dados de domínio público, e (b); os de REVISÃO SISTEMÁTICA (Metanálise), (b) e (c) e REVISÃO INTEGRATIVA (d), e, INFORMATIVO apenas o (b):

a) CÓPIA DA APROVAÇÃO do Projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa/CEP ou declaração informando que a pesquisa não envolveu seres humanos.

b) FORMULÁRIO de declaração (download em: authorship_responsibility.doc)

c) Checklist e fluxograma PRISMA: apresentar no método. Fazer o download dos dois documentos nos links disponíveis - PRISMA em MS Word (http://www.consort-statement.org/download/Media/Default/Downloads/CONSORT%202010%20Checklist.doc

e http://www.consort-statement.org/download/Media/Default/Downloads/CONSORT%202010%20Flow%20Diagram.doc); utilizá-los na preparação do artigo, preenchê-los; enviá-los durante a submissão.

d) Apesentar na seção do MÉTODO do artigo o FLUXOGRAMA – PRISMA 2009 (disponibilizado no TEMPLATE A)

LAYOUT DA PÁGINA:

1) PAPEL OFÍCIO (21,59 x 35,56 cm)

2) CONFIGURAÇÃO DAS MARGENS DA PÁGINA (Layout): 1 cm SUPERIOR e INFERIOR / 1,25 cm DIREITA e  ESQUERDA

FONTE: Trebuchet MS de 12-pontos

NÃO USAR: rodapé, notas, espaçamento entre parágrafos, não separar nem numerar as seções e subseções do artigo

ESPAÇAMENTO DUPLO ENTRE LINHAS em todo o ARTIGO

IDIOMAS: Português e/ou Inglês e/ou Espanhol. Em se tratando de tradução* o artigo ORIGINAL deve ser encaminhado também como documento suplementar ou em arquivo único (ORIGINAL + TRADUÇÃO).

REVISÃO E TRADUÇÃO:, um COMUNICADO será enviado por e-mail nomeando os REVISORES/TRADUTORES, acompanhados do artigo ORIGINAL, declaração de tradução e instruções para a submissão do artigo revisado e traduzido na homepage da Reuol. Em seguida, os autores devem providenciar num prazo de 15 dias:

  1. A REVISÃO DE VERNÁCULO e das REFERÊNCIAS
  2. A tradução dos DADOS dos AUTORES e o texto do ARTIGO em INGLÊS, TÍTULO e RESUMO em INGLÊS e ESPANHOL.

Com vistas a garantir a qualidade dos serviços, estes só serão aceitos quando acompanhados da declaração de tradução datada e assinada pelo REVISOR/TRADUTOR e envio de cópia para o e-mail: revista.reuol@ufpe.br

TEXTO: escrito na voz ativa, sintética ou analítica, sequencial e justificado. Não citar autores e/ou ano.

CITAÇÕES: as citações serão identificadas no texto por suas respectivas numerações sobrescritas, sem a identificação do autor e ano, sem uso dos parênteses e posicionado após o ponto final, ou vírgula quando convier (vide exemplo)*.

• Não citar revistas “predatórias”, mesmo tendo o Qualis Capes. Para isso, consulte o link: https://beallslist.net/standalone-journals/

• Não citar LITERATURAS CINZENTAS: teses, dissertações (exceto para Revisões Integrativa e Sistemática/Metanálise), TCC. Livros e capítulos, manuais, normas, legislação (exceto as imprescindíveis). Livros só devem ser citados os que fundamentam o método de pesquisa.

• Números sequenciais devem ser separados por hífen (-); números aleatórios, por vírgula (;).

*Ex: (1). deixá-los sem parênteses, sobrescritos e posicionado após o ponto final. .1-3; 10-3; 12-5

Nas citações diretas até 3 (três) linhas incluí-las no texto, entre aspas (sem itálico) e referência correspondente conforme exemplo: 13:4 (autor e página); com mais de três linhas, usar o recuo de 1 cm, letra tamanho 12 (sem aspas e sem itálico), seguindo a indicação de autor e data.

Depoimentos: na transliteração de comentários ou de respostas, seguir as mesmas regras das citações, porém em itálico, com o código que representar cada depoente entre parênteses.

NÚMERO DE PÁGINAS:

1) 30 PÁGINAS (excluindo-se página inicial, agradecimentos e referências);

2) MARGENS LATERAIS DO TEXTO: 0,5 cm.

TÍTULO: somente no idioma do artigo, com 10 ou menos palavras; NÃO EMPREGAR: siglas, elementos institucional e do método, do universo geográfico, de dimensão regional, nacional ou internacional. Deve conter 3 (três) ou mais dos DESCRITORES DeCS: http://decs.bvs.br

AUTORES: 1-8 no máximo, explícitos no artigo, nome completo, separados por vírgulas, seguido o número sobrescrito e o símbolo

*Ex: Ednaldo Cavalcante de Araújo1, Maria Prado2, Lulu de Areita3

RESUMO: somente no idioma original, NÃO MAIS que 200 palavras, incluindo os descritores. Deve-se iniciar e sequenciar o texto com LETRA MINÚSCULA após os seguintes termos:

Objetivo (verbo no infinitivo! Deve conter 3 (três) ou mais dos descritores extraídos do DeCS: http://decs.bvs.br) e coerente com o TÍTULO). Método*: Resultados (os principais): Conclusão (responder estritamente ao objetivo): **Descritores/Descriptors/Descriptores (apresentar em número de 6 (seis) com as iniciais em letra maiúscula (exceto os termos conectivos (e, de, da, do, dos...), separados por ponto e vírgula (;):

**Devem ser extraídos do vocabulário "Descritores em Ciências da Saúde" (DeCS: http://decs.bvs.br), e/ou do Medical Subject Headings (MESH): https://meshb.nlm.nih.gov/search.

CREDENCIAIS DOS AUTORES (explícitas no artigo: principal instituição e número ORCID®  (Open Researcher and Contributor ID: https://orcid.org/register) l

Ex: 1,2,3Universidade Federal de Pernambuco/UFPE. Recife (PE), Brasil. 1https://orcid.org/0071-0003-4647-2575 2https://orcid.org/0057-0001-8143-0819

*MÉTODO ― estudo qualitativo, quantitativo ou misto, tipo de estudo (descritivo, exploratório, explicativo, coorte, transversal, caso controle, analítico, reflexivo, histórico,  documental, metodológico, de levantamento, experimental, quase-experimental, ex-post-facto, estudo de caso, pesquisa-ação, pesquisa-participante, dentre outros), amostra, instrumento(s) de coleta de dados, procedimentos de análise dos dados.

Os ENSAIOS CLÍNICOS devem apresentar o número do registro de ensaio clínico ao final do resumo.

ITENS NÃO PERMITIDOS: siglas, exceto as reconhecidas internacionalmente, citações de autores, local do estudo e ano da coleta de dados.

*MÉTODO ― Revisão Sistemática de Literatura ― estudo bibliográfico, tipo revisão sistemática (informar o n0. do protocolo* da RS que deve ter sido submetido ao Cochrane Review Group ou Evidence Synthesis Groups (JBI); delimitação temporal; fonte de busca, os procedimentos adotados para a análise crítica dos estudos; apresentação da revisão.

*Método ― Revisão Integrativa de Literatura ― estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa; delimitação temporal; fonte de busca; os procedimentos adotados para a análise crítica dos estudos; apresentação da revisão.

DESCREVER AS CREDENCIAIS DOS AUTORES

1) Principal instituição* a que pertence, cidade, estado (sigla), país, informar o número ORCID® (Open Researcher and Contributor ID: https://orcid.org/register

**Autor responsável para troca de correspondência: nome completo e o E-mail

TEXTO: manuscritos nas seções Original, Relato de experiência/Estudo de caso, Estudo de caso clínico, Análise reflexiva, Informativo, Nota prévia, Revisões de literatura sistemática* e integrativa* devem apresentar: INTRODUÇÃO, OBJETIVO, MÉTODO, RESULTADOS, DISCUSSÃO, CONCLUSÃO, CONTRIBUIÇÕES, CONFLITO DE INTERESSES, AGRADECIMENTOS (opcional), FINANCIAMENTO (se teve), REFERÊNCIAS (Estilo Vancouver: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html).

*Método — estudo qualitativo, quantitativo ou misto; tipo de estudo; população; amostra; critérios de inclusão/exclusão da amostra; o instrumento de coleta de dados; os procedimentos para a coleta e análise dos dados; citação da aprovação do projeto no Comitê de Ética em Pesquisa e número do CAAE – Certificado de Apresentação para Apreciação Ética.

*MÉTODO ― Revisão Sistemática de Literatura (o protocolo* da RS deve ter sido submetido ao Cochrane Review Group ou Evidence Synthesis Groups (JBI)): estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão sistemática; delimitação temporal; elaboração da pergunta de pesquisa; busca na literatura; seleção dos artigos; extração e síntese das evidências científicas**; avaliação da qualidade metodológica e das evidências científicas; síntese dos dados (metanálise); avaliação da qualidade; e aprimoramento, redação e publicação dos resultados e declaração de conflito de interesses.

*A Colaboração Cochrane desenvolveu o software Review Manager (RevMan) para auxiliar na elaboração do protocolo e desenvolvimento da RS.

**O JBI também desenvolveu os softwares JBI-QARI, JBI-MAStARI, JBI-ACTU-ARI e JBI-NOTARI, para gerenciar, avaliar, extrair e sintetizar as EC, voltados para RS de pesquisas qualitativas, quantitativas, assim como de estudos econômicos e textos de opinião de expertos e informes, respecivamente.

*Método ― Revisão Integrativa de Literatura ― estudo bibliográfico, descritivo, tipo revisão integrativa; delimitação temporal; elaboração da pergunta de pesquisa, instrumento de coleta de dados, estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão, definição das informações a serem extraídas dos estudos selecionados (instrumento usado), avaliação dos estudos incluídos na revisão (instrumento usado para avaliar o RIGOR METODOLÓGICO e VIÉS DOS ESTUDOS), classificação dos níveis de evidências dos artigos a serem analisados (CLASSIFICAÇÃO DO NIVEL DE EVIDÊNCIA), processo de análise dos estudos/interpretação dos resultados, apresentação da revisão/síntese do conhecimento.

TABELAS: Elaboradas com a ferramenta de tabelas do MS Word (em cor verde). Dados separados por linhas e colunas de forma que cada dado esteja em uma célula. Traços internos somente abaixo e acima do cabeçalho e na parte inferior tabela. Se usar dados de outra fonte, publicada ou não, obter permissão e indicar a fonte por completo. Apresentar material explicativo em notas abaixo da tabela, não no título. Explicar em notas todas as abreviaturas não padronizadas usadas em cada tabela.

O CONJUNTO de TABELAS e FIGURAS deve ser apresentado no artigo em NÚMERO MÁXIMO de 6 (seis)

SÃO FIGURAS: Gráficos, Quadros, Desenhos, Esquemas, Fluxogramas e Fotos.

APRESENTAR as FIGURAS INSERIDAS NO ARTIGO: Gráficos, Quadros, Esquemas e Fluxogramas possibilitando o ACESSO AO CONTEÚDO (use as várias tonalidades do verde).

APRESENTAR Fotos em CORES. e Desenhos inseridos no artigo

O título deve ser grafado com a primeira letra da legenda em maiúscula descrita na parte inferior.

A numeração é consecutiva, com algarismos arábicos na ordem em que foram citadas no texto.

As Figuras (Gráficos), devem ser elaboradas nos Programas Word ou Excel permitindo acesso ao conteúdo e não serem convertidas em figura do tipo JPEG, BMP, GIF, etc. Os dados devem estar explícitos (n e %). Enviar a planilha Excel.

REFERÊNCIAS: de acordo com o Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas ― Estilo Vancouver: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html.

• Não APRESENTAR REFERÊNCIAS DE REVISTAS “predatórias”, mesmo tendo o Qualis Capes. Para isso, consulte o link: https://beallslist.net/standalone-journals/

NÚMERO DE REFERÊNCIAS*: sem limite máximo desde que todas adequadas ao texto.. *Ressalta-se que os artigos de REVISÃO INTEGRATIVA e SISTEMÁTICA podem não atender aos seguintes critérios padrão dependendo do recorte temporal estabelecido na pesquisa dos artigos:

► 60% de produções publicadas nos últimos 5 anos

► 30% nos últimos 3 anos

►10% sem limite temporal.

• Referenciar o(s) autor(e)s pelo sobrenome, apenas a letra inicial é em maiúscula, seguida do(s) nome(s) abreviado(s) e sem o ponto.

• Quando o documento possui de um até 6 autores, citá-los, separados por vírgula; quando possui mais de 6 autores, CITAR APENAS os 6 primeiros seguido APÓS A VÍRGULA da expressão latina “et al”.

• Na lista de referências, devem ser numeradas consecutivamente, conforme a ordem que forem mencionadas pela primeira vez no texto.

• Citar de 3 a 6 referências de periódicos estrangeiros na versão em inglês.

• Inserir DOI ou link ou link de acesso em todas as referências.

• NÃO USAR o EndNote, o software de geração automática de citações e referências bibliográficas.

• Não citar LITERATURAS CINZENTAS: teses, dissertações (exceto para Revisões Integrativa e Sistemática/Metanálise), TCC. *Livros (APENAS os que fundamentam o método de pesquisa) e capítulos, manuais, normas, legislação (exceto as imprescindíveis). Livros.

• Os títulos de periódicos devem ser referidos abreviados, de acordo com o Index Medicus: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/sites/entrez?db=journals.

• Para abreviatura dos títulos de periódicos nacionais e latino-americanos, consultar o site: http://portal.revistas.bvs.br eliminando os pontos da abreviatura, com exceção do último ponto para separar do ano.

• Em relação à abreviatura dos meses, consultar: http://www.revisoeserevisoes.pro.br/gramatica/abreviaturas-dos-meses/ (não considerar o ponto, conforme o Estilo Vancouver recomenda: Jan Feb Mar Apr May June July Aug Sept Oct Nov Dec

EXEMPLOS:

1. Santos Junior BJ dos, Silveira CLS, Araújo EC de. Work conditions and ergonomic factors of health risks to the Nursing team of the mobile emergency care/SAMU in Recife City. J Nurs UFPE on line [Internet]. 2010 Apr [cited 2010 Oct 12];4(1):145-52. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/230727

2. Scochi CGS, Carletti M, Nunes R, Furtado MCC, Leite AM. Pain at the neonatal unit under a perspective of nursing staff from a University hospital, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Rev Bras Enferm. 2006 Mar/Apr;59(2):188-94. DOI: 10.1590/S0034-71672006000200013  

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Segui RIGOROSAMENTE as "Diretrizes para Autores", na seção "SOBRE": https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/about/submissions#onlineSubmissions 
  2. SEI que havendo incompletude ou inadequação a submissão SERÁ ARQUIVADA após comunicado. Novo processo de submissão deverá ser INICIADO.

  3. SEI dos requisitos mínimos para um artigo se qualificar para a revisão ad hoc: (1) elaborado seguindo rigorosamente as NORMAS de formatação, estrutura e estilo, (2) em formato WORD.doc, (3)Deve conter 3 (três) ou mais dos descritores extraídos do DeCS: http://decs.bvs.br) e coerente com o TÍTULO). Não citar autores e/ou ano., (5) envio da documentação exigida para cada categoria de artigo, (6) Preenchimento do formulário dos metadados da submissão.
 

Declaração de Direito Autoral

O(s) autor(es) abaixo assinado(s) transfere(m) todos os direitos autorais do manuscrito bi(tri)lingue (TÍTULO DO ARTIGO) à Revista de Enfermagem UFPE on line/Reuol.

O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi enviado para publicação em nenhuma outra revista e que não foi publicado anteriormente.

O(s) autor(es) confirma(m) que a versão final do manuscrito foi revisada e aprovada, pois os seguintes critérios foram atendidos, de modo a poderem ter responsabilidade pública pelo conteúdo do trabalho:

1. Ter concebido e planejado as atividades que levaram ao trabalho ou interpretado os resultados a que ele chegou, ou ambos;

2. Ter escrito o trabalho ou revisado as versões sucessivas e tomado parte no processo de revisão;

3. Ter aprovado a versão final.

Concordo/amos que o manuscrito bi(tri)lingue, uma vez publicado, torna-se propriedade permanente da Revista de Enfermagem UFPE on line/Reuol e não pode ser publicado sem o consentimento por escrito do Editor-Chefe.

_________________ /______________/_____12

Local e data

Assinatura__________________________________________________________________________

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados na REUOL serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.