Atenção qualificada ao trabalho de parto: um estudo descritivo

Elaise Regina Gonçalves Cagnin, Marli Villela Mamede, Fabiana Villela Mamede

Resumo


RESUMO

Objetivo: conhecer a atenção ao trabalho de parto tendo por base as competências essenciais em obstetrícia preconizadas pela Confederação Internacional de Parteiras. Método: estudo descritivo e prospectivo, com coleta de dados por meio da observação sistemática não participativa das ações de enfermagem. Foram observados 18 trabalhos de parto e os dados foram sistematicamente organizados pela estatística simples, com frequência e percentual apresentados em uma tabela, possibilitando descrever e sintetizar todas as informações coletadas. O projeto de pesquisa teve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, parecer nº 0824/2007. Resultados: o modelo de atenção priorizava a qualificação profissional, no entanto, muitas das habilidades essenciais em obstetrícia deixaram de ser desenvolvidas ou as foram de maneira incompleta. Conclusão: foi evidente a necessidade de repensar formação e prática profissional. Os conhecimentos e as habilidades preconizados ao profissional qualificado para proporcionar atenção de qualidade e reduzir a mortalidade materna e neonatal não estiverem presentes durante o estudo. Descritores: Competência Profissional; Habilidade; Enfermagem; Obstetrícia.

ABSTRACT

Objective: to know the care during labor based on the essential obstetrics skills recommended by the International Confederation of Midwives. Method: this is a descriptive and prospective study with data collection through non-participatory systematic observation of nursing actions. Eighteen labors were observed and data were systematically organized by simple statistics with frequency and percentage presented in a table, enabling to describe and summarize all data collected. The research project was approved by the Research Ethics Committee, Opinion No. 0824/2007. Results: the model of care prioritized the professional qualification however, many of the essential skills in obstetrics no longer developed or were incomplete. Conclusion: it was necessary to rethink about education and professional practice. The knowledge and skills recommended to a qualified professional to provide quality care and reduce maternal and neonatal mortality were not present during the study. Descriptors: Professional Ability; Skill; Nursing; Obstetrics.

RESUMEN

Objetivo: conocer la atención al trabajo de parto teniendo por base las competencias esenciales en obstetricia preconizadas por la Confederación Internacional de Parteras. Método: estudio descriptivo y prospectivo, con recolección de datos por medio de la observación sistemática no participativa de las acciones de enfermería. Fueron observados 18 trabajos de parto y los datos fueron sistemáticamente organizados por la estadística simple, con frecuencia y porcentaje presentados en una tabla, posibilitando describir y sintetizar todas las informaciones recogidas. El proyecto de investigación tuvo la aprobación del Comité de Ética en Investigación, parecer nº 0824/2007. Resultados: el modelo de atención priorizaba la calificación profesional, sin embargo, muchas de las habilidades esenciales en obstetricia dejaron de ser desarrolladas o fueron de manera incompleta. Conclusión: fue evidente la necesidad de repensar formación y práctica profesional. Los conocimientos y las habilidades preconizadas al profesional calificado para proporcionar atención de calidad y reducir la mortalidad materna y neonatal no estuvieron presentes durante el estudio. Descriptores: Competencia Profesional; Habilidad; Enfermería; Obstetricia.


Palavras-chave


Competência profissional; Habilidade; Enfermagem; Obstetrícia.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v8i10a10056p3266-3274-2014



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