Estratégias de saúde da família: sobre gestão, processo de trabalho e assistência à saúde
DOI:
https://doi.org/10.5205/1981-8963-v9i1a10313p105-113-2015Resumo
RESUMO
Objetivo: investigar o processo de trabalho e de gestão de Estratégias de Saúde da Família e a satisfação de usuários frente aos serviços prestados. Método: estudo de campo que compreendeu 743 sujeitos (usuários, profissionais da saúde e gestores) de 12 municípios do Rio Grande do Sul, utilizando questionário e entrevista para coleta de dados analisados com o software SPSS 20.0 e pela Técnica de Análise de Conteúdo. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, protocolo nº 23771/09. Resultados: usuários avaliam positivamente a assistência, priorizam consulta médica e ações curativas; profissionais da saúde destacam a interdisciplinaridade das ações; enfermeiros como gerentes das atividades, dificuldades nas ações de promoção e prevenção e na comunicação no trabalho; gestores citam dificuldades financeiras e organização das ações a partir das demandas existentes. Conclusão: há necessidade de ampliação das ações de prevenção e promoção, consolidando a proposta do modelo de saúde da família na região estudada. Descritores: saúde da família; participação comunitária; gestão em saúde; assistência à saúde.
ABSTRACT
Objective: investigating the process of labor and management of Family Health Strategies and the satisfaction of users in relation to the services provided. Method: a field study that included 743 subjects (users, health professionals and managers) from 12 municipalities of Rio Grande do Sul, using questionnaires and interviews to collect data analyzed with SPSS 20.0 software and the Content Analysis Technique. The research project was approved by the Research Ethics Committee, Protocol nº 23771/09. Results: users evaluate positivelly the assistance, prioritize medical consultation and curative actions; health professionals highlight the interdisciplinarity of actions; nurses as managers of activities, difficulties on promotion and prevention and communication at work; managers cite financial difficulties and organization of actions from the existing demands. Conclusion: there is the need for expansion of actions of prevention and promotion, consolidating the proposal of the family health model in the study area. Descriptors: Family Health; Community Participation; Health Management; Health Care.
RESUMEN
Objetivo: investigar el proceso de trabajo y la gestión de las Estrategias de Salud de la Familia y la satisfacción de los usuarios a través de los servicios prestados. Método: un estudio de campo que incluyó a 743 sujetos (usuarios, los profesionales sanitarios y los gestores) de 12 municipios de Rio Grande do Sul, con el uso de cuestionarios y entrevistas para recopilar datos analizados con el programa SPSS 20.0 y la Técnica de Análisis de Contenido. El proyecto de investigación fue aprobado por el Comité de Ética de Investigación, Protocolo nº 23771/09. Resultados: los usuarios evalúan positivamente la asistencia, priorizan consulta médica y acciones curativas; profesionales de la salud destacan la naturaleza interdisciplinaria de las acciones; enfermeras como gestoras de actividades, dificultades en la promoción y la prevención y la comunicación en el trabajo; administradores citan las dificultades financieras y la organización de acciones de las demandas existentes. Conclusión: es necesaria la expansión de la prevención y la promoción, consolidación de la propuesta del modelo de salud familiar en el área de estudio. Descriptores: Salud de la Familia; Participación de la Comunidad; Gestión de la Salud; Cuidado de la Salud.
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