A educação em saúde com portadores da hipertensão arterial: concepções de profissionais da atenção básica

Anderson Samuel Figueiredo, Johny Carlos de Queiroz, Lucídio Clebeson de Oliveira, Fernando Augusto Alves de Mesquita, João Evangelista Menezes Júnior

Resumo


RESUMO

Objetivo: analisar a compreensão da equipe multiprofissional sobre a prática de educação em saúde no cotidiano do seu trabalho e sua importância na prevenção e controle da hipertensão arterial. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa realizado com 11 profissionais da equipe três da Estratégia de Saúde da Família (ESF), da zona rural do município de Antônio Martins, RN/Brasil, a partir de uma entrevista semiestruturada. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), CAEE 0066.0.428.000-09. Resultados: constatou-se que as práticas de educação em saúde desenvolvidas pela equipe são muito insipientes e que as metodologias empregadas são realizadas de forma prescritiva e hierarquizadas. Conclusão: é necessário que haja reestruturação dos serviços de saúde e capacitação de toda a equipe da ESF, assim como maior disponibilidade de recursos físicos e materiais de apoio adequado. Descritores: Enfermagem; Hipertensão Arterial; Educação em Saúde.

ABSTRACT

Objective: to analyze the understanding of the multidisciplinary team of health education practices in everyday work and its importance in the prevention and control of hypertension. Method: a descriptive qualitative study carried out with eleven professional team three of the Family Health Strategy (ESF), in the rural area Antonio Martins, RN/Brazil, from a semi-structured interview. The project was approved by the Research Ethics Committee (CEP), CAEE 0066.0.428.000-09. Results: it was found that the health education practices developed by the team are very ignorant and the methodologies used are made of prescriptive and hierarchical way. Conclusion: there are needs to restructure health services and training for the entire staff of the ESF, as well as greater availability of physical resources and appropriate material support. Descriptors: Nursing; Arterial Hypertension; Health Education.

RESUMEN

Objetivo: analizar la comprensión del equipo multiprofesional sobre la práctica de educación en salud en el cotidiano de su trabajo y su importancia en la prevención y control de la hipertensión arterial. Método: estudio descriptivo con enfoque cualitativo realizado con once profesionales del equipo tres de la Estrategia de Salud de la Familia (ESF), de la zona rural de la ciudad de Antônio Martins, RN/Brasil, a partir de una entrevista semi-estructurada. El proyecto fue aprobado por el Comité de Ética e Investigación (CEP), CAEE 0066.0.428.000-09. Resultados: se constató que las prácticas de educación en salud desarrolladas por el equipo son muy insipientes y las metodologías empleadas son realizadas de forma prescriptiva y jerárquica. Conclusión: es necesario que haya reestructuración de los servicios de salud y capacitación de todo el equipo de la ESF, así como, mayor disponibilidad de recursos físicos y materiales de apoyo adecuado. Descriptores: Enfermagem; Hipertensão Arterial; Educação em Saúde.


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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v9i10a10852p1405-1410-2015



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