Elaboração de novas tecnologias em enfermagem: utilização de uma cartilha para prevenção
DOI:
https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i10a109105p3893-3898-2017Resumo
RESUMO
Objetivo: elaborar cartilha de orientações para profissionais em enfermagem contendo as funções de cada categoria e com orientações sobre os direitos da mulher no pré-natal, parto e pós-parto. Método: estudo qualitativo, que abrangeu sete etapas e conta com algumas palavras-chaves: “transformação”, “liderança proativa”, “inovação”, “liderança empreendedora”, “criatividade” e “conhecimento”. Estas palavras foram incluídas no diagrama, pois, ao ver das idealizadoras da ferramenta, são qualidades que devem ser trabalhadas por quem usar o diagrama, utilizando diagrama teórico como tecnologia educativa, contendo sete etapas. Resultados: a Enfermagem pode incorporar, em suas práticas de cuidado às mulheres, ações de enfrentamento e de prevenção dos agravos. Elaborou-se uma cartilha intitulada “Violência obstétrica é violência contra a mulher – meu corpo, minhas regras, meu parto, minhas escolhas”. Conclusão: a assistência obstétrica agressiva, sem respaldo científico, muitas vezes está atrelada ao modelo de parto vigente e ao despreparo de profissionais de saúde. Reafirma-se a importância de tecnologias interativas no processo de cuidado. Descritores: Violência; Obstétrica; Educação em Saúde.
ABSTRACT
Objective: to elaborate guidelines for nursing professionals, with the functions of each category and with guidelines on the rights of women in prenatal care, delivery and postpartum. Method: this is a qualitative study, which covered seven stages with a few keywords: “transformation”, “proactive leadership”, “innovation”, “entrepreneurial leadership”, “creativity” and “knowledge”. These words were included in the diagram, because, in view of the idealizers of the instrument, they are qualities that must be worked by those who use the diagram, using the theoretical diagram as educational technology, containing seven steps. Results: nursing can incorporate of care for women, coping and prevention of injuries in its practices. A booklet was written entitled “Obstetric violence is violence against women - my body, my rules, my birth, my choices”. Conclusion: Aggressive obstetric care, without scientific support, is often linked to the current delivery model and the lack of preparation of health professionals. It reaffirms the importance of interactive technologies in the care process. Descriptors: Violence; Obstetric; Health Education.
RESUMEN
Objetivo: elaborar un manual de orientaciones para profesionales en enfermería conteniendo las funciones de cada categoría y con orientaciones sobre los derechos de la mujer en el prenatal, parto y postparto. Método: estudio cualitativo, que incluyó siete etapas con algunas palabras claves: “transformación”, “liderazgo proactivo”, “innovación”, “liderazgo emprendedor”, “creatividad” y “conocimiento”. Estas palabras fueron incluidas en el diagrama, pues, al ver las idealizadoras de la herramienta, son cualidades que deben ser trabajadas por quien use el diagrama, utilizando diagrama teórico como tecnología educativa, conteniendo siete etapas. Resultados: la Enfermería puede incorporar en sus prácticas de cuidado a las mujeres, acciones de enfrentamiento y de prevención de los problemas. Fue elaborado un manual intitulado “Violencia obstétrica es violencia contra la mujer – mi cuerpo, mis reglas, mi parto, mis elecciones”. Conclusión: asistencia obstétrica agresiva, sin respaldo científico, muchas veces está incorporado al modelo de parto vigente y a la impreparación de profesionales de salud. Se reafirma la importancia de tecnologías interactivas en el proceso de cuidado. Descriptores: Violencia; Obstétrica; Educación para la Salud.
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