Convivendo com a morte e o morrer
DOI:
https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i2a10977p457-463-2016Palavras-chave:
Morte. Atitude Frente a Morte. Pessoal de Saúde. Tanatologia. Prática Profissional.Resumo
RESUMO
Objetivo: descrever os fatores que interferem na convivência dos profissionais da saúde com a morte e o morrer. Método: estudo de abordagem qualitativa realizado por meio de entrevista semiestruturada com 21 profissionais da saúde de uma Unidade de Terapia Intensiva Adulta. O material produzido foi analisado mediante a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: os resultados mostram para a melhor aceitação da morte do idoso a espiritualidade, o distanciamento e a banalização como forma de enfrentamento, a tecnologia prolongando o processo do morrer e a imprescindibilidade de ampliação da discussão na formação acadêmica do tema da morte e do morrer. Conclusão: há a necessidade de discussão e reflexão sobre os fatores encontrados, com implantação de grupos de estudo, na tentativa de melhor conviver com a morte e o morrer. Descritores: Morte; Atitude Frente à Morte; Pessoal de Saúde; Tanatologia; Prática Profissional.
ABSTRACT
Objective: describing the factors that interfere with the interaction of health professionals with death and dying. Method: a qualitative approach study carried out through semi-structured interviews with 21 health professionals an Adult Intensive Care Unit. The material produced was analyzed by the thematic content analysis technique. Results: the results show for the better acceptance of death of the elderly spirituality, detachment and trivialization as a way of coping, technology prolonging the dying process and the indispensability of expanding the discussion in the academic formation of the subject of death and dying. Conclusion: there is a need for discussion and reflection about the factors found, with the implementation of study groups in an attempt to better cope with the death and dying. Descriptors: Death; Attitude to Death; Health Staff; Thanatology; Professional Practice.
RESUMEN
Objetivo: describir los factores que interfieren con la interacción de profesionales de la salud con la muerte y el morir. Método: un estudio de enfoque cualitativo realizado a través de entrevistas semi-estructuradas con 21 profesionales de la salud de una Unidad de Cuidados Intensivos de Adultos. El material producido se analizó mediante la técnica de análisis de contenido temático. Resultados: Los resultados muestran para mejor aceptación de la muerte de los ancianos la espiritualidad, el desapego y la banalización como una forma de afrontamiento, tecnología de prolongar el proceso de morir y el carácter indispensable de la ampliación de la discusión en la formación académica del tema de la muerte y el morir. Conclusión: hay una necesidad para el debate y la reflexión sobre los factores encontrados, con la implementación de los grupos de estudio en un intento de hacer frente mejor a la muerte y el morir. Descriptores: Muerte; Actitud Hacia la Muerte; El Personal de Salud; Tanatología; La Práctica Profesional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional CC BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi enviado para publicação em nenhuma outra revista e que não foi publicado anteriormente.
O(s) autor(es) confirma(m) que a versão final do manuscrito foi revisada e aprovada, pois os seguintes critérios foram atendidos, de modo a poderem ter responsabilidade pública pelo conteúdo do trabalho:
1. Ter concebido e planejado as atividades que levaram ao trabalho ou interpretado os resultados a que ele chegou, ou ambos;
2. Ter escrito o trabalho ou revisado as versões sucessivas e tomado parte no processo de revisão;
3. Ter aprovado a versão final.
Seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, os conteúdos da [Nome da revista] estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional - CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). A Licença CC BY permite a qualquer usuário: Compartilhar - copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato; Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial. De acordo com os seguintes termos: Atribuição - é obrigatório atribuir o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; Sem restrições adicionais - não é possível aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.



















