Nível de estresse e qualidade de vida de enfermeiros residentes

Mariana de Albuquerque de Freitas, Osnir Claudiano da Silva Junior, Daniel Aragão Machado

Resumo


RESUMO

Objetivo: identificar os níveis de estresse e a qualidade de vida de enfermeiros residentes e compará-los durante o primeiro ano do curso. Método: estudo desenvolvimental, de corte longitudinal e prospectivo, com 20 enfermeiros residentes, sendo um follow-up no inicio do curso, em 6 e outro em 12 meses. Foi respondido um questionário informativo no início do curso, assim como um inventário de estresse (ISSL) e ao The Medical Outcomes Study Short Form 36 (SF- 36). O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, Protocolo nº 14955913.3.0000.5285. Resultados: foi observado que ao final do curso a maior parte dos residentes possui estresse na fase de resistência, com predomínio dos sintomas psicológicos. Os domínios do SF36 mais afetados foram: vitalidade, limitações por aspectos físicos e emocionais. Conclusão: é evidente o aumento do nível de estresse e redução da qualidade de vida ao longo do primeiro ano de curso. Faz-se necessário investigar o quanto esses danos influenciam na assistência prestada. Descritores: Enfermeiros; Estresse Psicológico; Qualidade de Vida.

ABSTRACT

Objective: identifying stress levels and the quality of life of resident nurses and comparing them during the first year of the course. Method: developmental study, longitudinal cohort and prospective, with 20 residents nurses, being one a follow-up at the beginning of the course in six and another in 12 months. It was answered an informative questionnaire at the beginning of the course, as well as a stress inventory (ISSL) and The Medical Outcomes Study Short Form 36 (SF-36). The research project was approved by the Research Ethics Committee, Protocol nº 14955913.3.0000.5285. Results: it was observed that after the course most of the residents have stress in the resistance phase, with predominance of psychological symptoms. The most affected SF36 domains were: vitality, limitations due to physical and emotional aspects. Conclusion: clearly increased levels of stress and reduced quality of life during the first year of the course. It becomes necessary to investigate how such damage influence the assistance provided. Descriptors: Nurses; Psychological Stress; Quality of Life.

RESUMEN

Objetivo: identificar los niveles de estrés y la calidad de vida de las enfermeras residentes y comparar los durante el primer año del curso. Método: Estudio del desarrollo, de cohorte longitudinal y prospectivo conducido con 20 enfermeras residentes, siendo un seguimiento al inicio del curso, en seis y otro en 12 meses. Se respondió a un cuestionario informativo al inicio del curso, así como un inventario de estrés (ISSL) y The Medical Outcomes Study Short Form 36 (SF-36). El proyecto de investigación fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación, Protocolo nº 14955913.3.0000.5285. Resultados: Se observó que después del curso la mayoría de los residentes tienen estrés en la fase de resistencia, con predominio de síntomas psicológicos. Los dominios del SF36 más afectados fueron: vitalidad, limitaciones debido a los aspectos físicos y emocionales. Conclusión: aumentó claramente los niveles de estrés y reduce la calidad de vida durante el primer año de curso. Es necesario investigar cómo esos daños influyen en la asistencia prestada. Descriptores: Enfermeras; Estrés Psicológico; Calidad de Vida.


Palavras-chave


Enfermeiros; Estresse psicológico; Qualidade de Vida

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i2a10998p623-630-2016



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