Protocolo de implantação do processo de enfermagem interfaces com a legislação

Autores/as

  • Felipe Santana e Silva Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão
  • Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão
  • Giorge Andre Lando Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i3a11077p1368-1377-2016

Palabras clave:

assistência de enfermagem, protocolo, legislação, responsabilidade, doença renal crônica.

Resumen

RESUMO

Objetivo: elaborar um protocolo assistencial de Enfermagem, através dos principais problemas de enfermagem identificados. Método: pesquisa avaliativa, documental, desenvolvida em um Centro de Diálise, com enfermeiros, utilizando um questionário e análise de prontuários. Os dados foram submetidos à Técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: elaborou-se o Protocolo Assistencial com base nos problemas de enfermagem mais frequentes: a ausência de impressos e materiais necessários, falta de capacitação e qualificação profissional; quanto aos diagnósticos, viu-se que o excesso de peso, a alimentação inadequada, a falta de exercício físico, o controle da glicemia e pressão arterial foram os que mais contribuíram para o agravamento da saúde destes clientes. Conclusão: os principais entraves para a realização do Processo de Enfermagem contraria a legislação vigente e dificulta a oferta dos cuidados, tornando evidente a necessidade de criação e inserção de um protocolo de assistência. Descritores: Assistência de Enfermagem; Protocolo; Legislação; Responsabilidade; Doença Renal Crônica.

Biografía del autor/a

Felipe Santana e Silva, Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão

Enfermeiro, Pós-graduando em Urgência e Emergência, Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão/FACEMA.

Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha, Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão

Enfermeira, Mestre em Enfermagem (UFPI), Graduação (UFMA), Docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão/FACEMA e da Universidade Estadual do Maranhão/UEMA.

Giorge Andre Lando, Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão

Advogado, Pós-Doutor pela Università degli Studi di Messina, Graduação em Direito pela Universidade Paranaense/UNIPAR, docente e coordenador do curso de Direito da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão/FACEMA.

Publicado

20-02-2016

Cómo citar

E SILVA, Felipe Santana; SOUSA CARVALHO FILHA, Francidalma Soares; LANDO, Giorge Andre. Protocolo de implantação do processo de enfermagem interfaces com a legislação. Revista de Enfermería UFPE on line, Recife, v. 10, n. 3, p. 1368–1377, 2016. DOI: 10.5205/1981-8963-v10i3a11077p1368-1377-2016. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/11077. Acesso em: 21 jun. 2026.

Artículos más leídos del mismo autor/a