Quatro pilares da educação para o século xxi na formação permanente do profissional da saúde

Vanusa Nascimento Sabino Neves, Emília Maria da Trindade Prestes, Raquel do Nascimento Sabino, Maria do Livramento Neves Silva, Adriana Gonçalves de Barros

Resumo


RESUMO

Objetivo: conhecer, a partir concepção dos gerentes de um hospital público, como os quatro pilares da educação para o século XXI podem influenciar na formação permanente do profissional na área da saúde. Método: estudo exploratório, descritivo, participante, com abordagem qualitativa, desenvolvido com 16 gerentes de um hospital público de João Pessoa-PB. Utilizou-se a técnica de análise temática do conteúdo. Resultados: evidenciou-se que os profissionais da saúde devem buscar permanentemente conhecimentos técnico-científicos, entretanto, os gerentes necessitam aprimorar, cada vez mais, os conhecimentos sobre gestão em saúde; a capacidade de trabalhar em equipe foi considerada uma das habilidades mais essenciais. Conclusão: recomenda-se que o planejamento, a implementação e a avaliação das ações educativas profissionais sejam ancorados nos pilares da educação para o século XXI. Descritores: Educação; Profissional da Saúde; Gerência.

ABSTRACT

Objective: to know how the four pillars of education for the twenty-first century may influence the continuing education of health professionals taking as basis the conception of managers of a public hospital. Method: exploratory, descriptive and participative study with qualitative approach developed with 16 managers of a public hospital in João Pessoa-PB. The technique of thematic content analysis was used. Results: it was shown that health professionals must constantly seek technical and scientific knowledge, but managers need to increasingly improve their knowledge on management in the health area; the ability to work as a team was considered one of the most essential skills. Conclusion: it is recommended that the planning, implementation and evaluation of professional educational activities be anchored on the pillars of education for the twenty-first century. Descriptors: Education; Health Professional; Management.

RESUMEN

Objetivo: conocer, a partir de la concepción de los gerentes de un hospital público, cómo los cuatro pilares de la educación para el siglo XXI pueden influir en la formación permanente del profesional en el área de la salud. Método: estudio exploratorio, descriptivo, participante, con enfoque cualitativo, desarrollado con 16 gerentes de un hospital público de João Pessoa-PB. Se utilizó la técnica de análisis temática del contenido. Resultadosse evidenció que los profesionales de la salud deben buscar permanentemente conocimientos técnico-científicos, sin embargo, los gerentes necesitan aprimorar, cada vez más, los conocimientos sobre gestión en salud; la capacidad de trabajar en equipo fue considerada una de las habilidades más esenciales. Conclusión: se recomiendae que el planeamiento, la implementación y la evaluación de las acciones educativas profesionales sean basados en los pilares de la educación para el siglo XXI. Descriptores: Educación; Personal de Salud; Gerencia.


Palavras-chave


educação; profissional da saúde; gerência.

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i4a11126p3524-3530-2016



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios