Educação permanente em saúde: a atuação do núcleo de apoio à saúde da família

Clicie Arrias Fabri, Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera

Resumo


RESUMO

Objetivo: compreender as práticas de educação permanente em saúde no contexto das condições cônicas, desenvolvidas pelo Núcleo de Apoio Saúde da Família. Método: pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritivo. Os participantes serão os profissionais dos Núcleos de Apoio Saúde da Família da 15ª Regional de Saúde de Maringá-Paraná. As entrevistas individuais serão gravadas, transcritas na íntegra e analisadas seguindo à análise de conteúdo temática de Bardin. O projeto possui a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Humanos da Universidade Estadual de Maringá (CAA número: 47111915.5.0000.0104). Resultados esperados: ampliar a compreensão sobre as práticas de educação permanente desenvolvidas no contexto das condições crônicas pelo Núcleo de Apoio Saúde da Família/NASF, conhecendo a realidade dos espaços destinados à educação, além das potencialidades e fragilidades desse processo voltado à realidade clínico-assistencial e técnico-pedagógica. Descritores: Educação Continuada; Políticas Públicas de Saúde; Estratégia Saúde da Família.

ABSTRACT

Objective: to understand the practices of permanent health education in the context of cronic conditions developed by the Family Health Support Center. Method: qualitative, exploratory-descriptive research. The participants will be professionals from the Family Health Support Centers from the 15th Regional Health, Maringá-Paraná. Individual interviews will be recorded, transcribed and analyzed according to thematic content analysis of Bardin. The project has the approval of the Ethics Committee for Researches Involving Humans of the State University of Maringá (CAA number: 47111915.5.0000.0104). Expected results: to broaden the understanding of the practices of permanent education developed in the context of chronic conditions by the Family Health Support Center/FHSC, knowing the reality of the spaces for education, in addition to the strengths and weaknesses of this process focused on the clinical-care and technical-pedagogical realities. Descriptors: Health Education; Public Policies Of Health; Family Health Strategic.

RESUMEN

Objetivo: comprender la formación continua de las prácticas de salud en el contexto de las condiciones crónicas desarrolladas por el Centro de Apoyo a la Salud de la Familia. Método: investigación cualitativa, de tipo exploratoria-descriptiva. Los participantes serán profesionales de los Centros de Salud Apoyo a la Salud de la Familia de la 15ª Regional de Salud de Maringá-Paraná. Las entrevistas individuales serán grabadas, transcritas y analizadas de acuerdo con el análisis de contenido temático de Bardin. El proyecto cuenta con la aprobación del Comité de Ética en Investigación en Seres Humanos de la Universidad Estatal de Maringa (número CAA: 47111915.5.0000.0104). Resultados esperados: mejorar el conocimiento de las prácticas de formación continua desarrolladas en el contexto de las enfermedades crónicas por el Centro de Apoyo a la Salud de la Familia/CASF, conociendo la realidad de los espacios para la educación, además de las fortalezas y debilidades de este proceso centrado en la realidad de la atención clínica, técnica y pedagógica. Descriptores: Educación Para La Salud; Las Políticas Públicas de Salud; Estrategia de Salud.


Palavras-chave


health education; Public policies of health; family health strategic

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i8a11394p3179-3182-2016



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