Avaliação do conhecimento dos enfermeiros sobre os cuidados pós-parada cardiorrespiratória
DOI:
https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i10a11443p3778-3786-2016Palavras-chave:
Cardiac Arrest, Nursing care, Continuing EducationResumo
RESUMO
Objetivo: avaliar o conhecimento dos enfermeiros que atuam nas unidades de emergências de hospitais públicos acerca dos cuidados pós-parada cardiorrespiratória. Método: estudo descritivo, de abordagem quantitativa, do qual participaram enfermeiros de cinco unidades de prontos-socorros de hospitais públicos do Distrito Federal. Na coleta de dados, utilizou-se um questionário, os cuidados pós-parada cardiorrespiratória, cujos resultados foram analisados estatisticamente (p<0,005). Resultados: a média da nota obtida pelos respondentes foi 5,9 e foram identificadas lacunas no conhecimento dos mesmos. Observou-se que o grupo que obteve melhor desempenho participou de mais cursos de atualização no último ano. Conclusão: os enfermeiros apresentaram conhecimento insatisfatório sobre cuidados pós-parada cardiorrespiratória, por isso sugere-se ampliar as atividades de educação permanente, bem como a ênfase nos cuidados pós-PCR a fim de qualificar a assistência prestada. Descritores: Parada Cardíaca; Cuidados de Enfermagem; Educação Continuada.
ABSTRACT
Objective: to assess the knowledge of nurses working in the emergency units of public hospitals on post-cardiorespiratory arrest care. Method: this is a descriptive study with quantitative approach carried out with nurses from five first-aid posts of public hospitals in the Federal District. A questionnaire about post-cardiorespiratory arrest care was used for data collection and the results were statistically analyzed (p <0.005). Results: the average score obtained by respondents was 5.9 and gaps were identified in their knowledge. It was observed that the group that performed better was composed of nurses who had attended more updating courses in the last year. Conclusion: nurses had little knowledge on post-cardiorespiratory arrest care, and for this reason we suggest to expand continuing education activities as well as to give emphasis on post-cardiac arrest care in order to qualify the assistance. Descriptors: Cardiac Arrest; Nursing care; Continuing Education.
RESUMEN
Objetivo: evaluar el conocimiento de los enfermeros que actúan en las unidades de emergencias de hospitales públicos acerca de los cuidados post-parada cardiorrespiratoria. Método: estudio descriptivo, de enfoque cuantitativo, en el cual participaron enfermeros de cinco unidades de pronto socorro de hospitales públicos del Distrito Federal. En la recolección de datos, se utilizó un cuestionario, los cuidados post-parada cardiorrespiratoria, cuyos resultados fueron analizados estadísticamente (p<0,005). Resultados: la media de la nota obtenida por los respondientes fue 5,9 y fueron identificadas lagunas en el conocimiento de los mismos. Se observó que el grupo que obtuvo mejor desempeño participó de más cursos de actualización en el último año. Conclusión: los enfermeros presentaron conocimiento insatisfactorio sobre cuidados post-parada cardiorrespiratoria, por eso se sugiere ampliar las actividades de educación permanente, así como el énfasis en los cuidados post-PCR para cualificar la asistencia prestada. Descriptores: Paro Cardíaco; Cuidados de Enfermería; Educación Continua.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional CC BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi enviado para publicação em nenhuma outra revista e que não foi publicado anteriormente.
O(s) autor(es) confirma(m) que a versão final do manuscrito foi revisada e aprovada, pois os seguintes critérios foram atendidos, de modo a poderem ter responsabilidade pública pelo conteúdo do trabalho:
1. Ter concebido e planejado as atividades que levaram ao trabalho ou interpretado os resultados a que ele chegou, ou ambos;
2. Ter escrito o trabalho ou revisado as versões sucessivas e tomado parte no processo de revisão;
3. Ter aprovado a versão final.
Seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, os conteúdos da [Nome da revista] estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional - CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). A Licença CC BY permite a qualquer usuário: Compartilhar - copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato; Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial. De acordo com os seguintes termos: Atribuição - é obrigatório atribuir o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; Sem restrições adicionais - não é possível aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.