A abordagem da morte no processo de formação do enfermeiro

Aline Ramos de Carvalho Pinto, Luciana Ferreira Santos, Larissa Alves Santos, Mariama Bello de Andrade, Verônica Caé da Silva

Resumo


RESUMO

Objetivo: apreender a percepção do acadêmico de enfermagem sobre a abordagem do processo de morrer durante a graduação. Método: estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa, realizado numa universidade privada, situada no 1º distrito de Duque de Caxias/RJ/Brasil, com os graduandos dos 7º e 8º períodos de Enfermagem. Os dados foram coletados com roteiro de entrevistas semiestruturado. Após a transcrição das entrevistas, as informações foram analisadas por meio da Técnica de análise de conteúdo. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, protocolo 0075.0.317.000-11. Resultados: foram mostradas as reações manifestadas diante da possibilidade de morte durante a assistência prestada; a abordagem dos aspectos relativos à morte durante a formação acadêmica; o preparo profissional para a assistência ao paciente e a família na situação de morte; sentimentos exteriorizados na assistência ao paciente que evolui para o óbito. Conclusão: considerando a exigência da imparcialidade de atitudes diante da morte do paciente, ressaltamos a necessidade de uma abordagem ética e técnico-científica que instrumentaliza o acadêmico para lidar com o processo de morrer. Descritores: Enfermagem; Currículo; Morte.

ABSTRACT

Objective: to grasp the perception of the nursing academic about the approach on the process of dying during graduation. Method: an exploratory descriptive study with qualitative approach, performed in a private university, located in the 1st district of Duque de Caxias/RJ/Brazil, with graduates of the 7th and 8th periods of Nursing. The data were collected using a semi-structured interview guide. After transcribing the interviews, the data were analyzed using the Content Analysis Technique. This study was approved by the Committee of Ethics and Research, protocol 0075.0.317.000-11. Results: there were shown the reactions expressed on the possibility of death during the provided assistance; the approach of the aspects relating to death during academic training; professional preparation for patient care and the family in the situation of death; feelings externalized in patient care that evolves death. Conclusion: considering the requirement of impartiality of attitudes toward the death of the patient, we emphasize the need for an ethical and technical-scientific approach, which instrumentalizes the scholar to deal with the dying process. Descriptors: Nursing; Curriculum; Death.

RESUMEN

Objetivo: comprender la percepción del académico de enfermería sobre el enfoque del proceso de morir durante la graduación. Método: estudio descriptivo exploratorio con enfoque cualitativo, realizado en una universidad privada, situada en el 1º distrito de Duque de Caxias/RJ/Brasil, con los graduados de los períodos séptimo y octavo de Enfermería. Los datos fueron recolectados mediante guía de entrevista semi-estructurada. Después de transcribir las entrevistas, los datos fueron analizados mediante la técnica de análisis de contenido. Este estudio fue aprobado por el Comité de Ética e Investigación, protocolo 0075.0.317.000-11. Resultados: se muestran la forma en que reaccionaron ante la posibilidad de muerte durante la asistencia; abordar los aspectos a la muerte durante su formación académica; la preparación profesional para la atención al paciente y la familia en la situación de la muerte; los sentimientos exteriorizados en la atención al paciente que evoluciona hasta la muerte. Conclusión: teniendo en cuenta el requisito de la imparcialidad de las actitudes hacia la muerte del paciente, hacemos hincapié en la necesidad de un enfoque ético y técnico-científico lo cual instrumentaliza el académico para lidiar con el proceso de la muerte. Descriptores: Enfermería; Plan de Estudios; La Muerte.


Palavras-chave


Enfermagem; Currículo; Morte

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v7i11a12310p6572-6577-2013



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios