Conhecimento dos profissionais que trabalham na educação infantil: prevenção e manejo do trauma

Anna Cláudia Freire Araújo Patrício, Luciana Ferreira Souza, Adir Fátima da Rosa Andrade, Karine Jardim Feitosa, Priscilla Caroline Vieira da Silva, Isabelle Híris dos Santos Durier

Resumo


RESUMO

Objetivo: identificar o conhecimento dos profissionais que trabalham na educação infantil, sobre prevenção e manejo do trauma. Método: estudo descritivo, quantitativo, transversal. Participaram 55 sujeitos funcionários de creches na cidade de João Pessoa/PB/Nordeste do Brasil, com 32±8 anos, sendo 45 mulheres. Foram submetidos a um questionário com nove perguntas objetivas e uma subjetiva. Os dados foram analisados no software SPSS. 16.0 e do Prism 3.0, apresentados em figuras. Esta pesquisa teve o projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, Protocolo 2009/112093. Resultados: detectou-se ausência do profissional de saúde; déficit do manejo do trauma, sendo mais frequentes: quedas (100%); engasgo (18%); intoxicação (7%); parada cardiorrespiratória (1,8%). Conclusão: os acidentes ocorridos em creches são importantes, pois podem acarretar: desajustes familiares e apuros econômicos e sociais. A ausência do profissional de saúde como parte da equipe multidisciplinar diminui a qualidade da assistência prestada, principalmente se tratando da promoção da saúde, prevenção e manejo do trauma infantil. Descritores: Trauma; Criança; Conduta.

ABSTRACT

Objective: to identify the knowledge of the professionals who work in early childhood education on the prevention and management of trauma. Method: a descriptive, quantitative and transverse study. 55 subjects of daycare work participated in the city of João Pessoa/Paraiba/Northeastern Brazil, of 32±8 years old, being 45 women. They underwent a questionnaire with nine objective questions and one subjective. The data were analyzed using SPSS software. 16.0 and of Prism 3.0, presented in figures. This research project was approved by the Ethics Committee in Research, Protocol 2009/112093. Results: it was found no health professional; deficit of management of the trauma, being the most frequent: falls (100%), choking (18%), poisoning (7%), cardiac arrest (1,8%). Conclusion: the accidents occurred in daycare are important because they can cause: family maladjustment and social and economic troubles. The absence of health professionals as part of the multidisciplinary team decreases the quality of care, especially when dealing with health promotion, prevention and management of childhood trauma. Descriptors: Trauma; Child; Conduct.

RESUMEN

Objetivo: identificar el conocimiento de los profesionales que trabajan en la educación de la primera infancia en la prevención y el tratamiento de los traumatismos. Método: un estudio descriptivo, cuantitativo, transversal. Participaron 55 sujetos trabajadores de la guardería infantil en la ciudad de João Pessoa/Paraíba/Noreste de Brasil, con 32±8 años, siendo 45 mujeres. Se sometieron a un cuestionario con nueve preguntas objetivas y una subjetiva. Los datos fueron analizados utilizando el software SPSS. 16.0 y Prism 3.0, presentados en figuras. Este proyecto de investigación fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación, Protocolo 2009/112093. Resultados: se encontró ningún profesional de la salud, el déficit de la gestión del trauma, siendo los más frecuentes: caídas (100%), asfixia (18%), envenenamiento (7%), paro cardíaco-respiratorio (1,8%). Conclusión: los accidentes ocurridos en las guarderías son importantes, ya que pueden causar: inadaptación familiar y problemas sociales y económicos. La falta de profesionales de la salud como parte del equipo multidisciplinario disminuye la calidad de la atención, sobre todo cuando se trata de la promoción de salud, prevención y manejo de trauma infantil. Descriptores: Trauma; Niño; Conducta.


Palavras-chave


Trauma, Criança, Conduta.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v7i11a12316p6617-6623-2013



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