A realidade das atividades teórico-práticas na visão de acadêmicas de enfermagem: relato de experiência

Sarah Soares Barbosa, Priscilla de Souza Kreusch, Júlia Rodrigues Lenz, Patrícia Ilha

Resumo


RESUMO

Objetivo: relatar as experiências dos acadêmicos de enfermagem ao vivenciarem suas primeiras atividades teórico-práticas em ambiente hospitalar. Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado com três acadêmicas. As ações assistenciais foram vivenciadas nas clínicas Médica e Cirúrgica de um hospital escola durante as atividades teórico-práticas realizadas entre agosto e dezembro de 2014. Foram elaborados tópicos com os temas a serem relatados. Resultados: percebeu-se a evolução no aprendizado das técnicas dos acadêmicos participantes das atividades teórico-práticas, bem como o seu aprimoramento na relação com o paciente, com a equipe de saúde, com o docente e entre os colegas. Conclusão: as experiências vivenciadas, relatadas pelas acadêmicas de enfermagem em sua primeira atividade teórico-prática, foram fundamentais para seu processo de formação e contribuíram para um processo de reflexão acerca do papel do profissional enfermeiro no ambiente hospitalar. Descritores: Enfermagem Prática; Estudantes de Enfermagem; Enfermagem.

ABSTRACT

Objective: to report the experiences of nursing students experiencing their first theoretical-practical activities in a hospital environment. Method: descriptive study, of experience report type, carried out with three academics. The care actions were experienced in the Medical and Surgical clinics of a school hospital during the theoretical-practical activities carried out between August and December 2014. Topics were elaborated with themes to be reported. Results: there was evolution in the students’ learning about the techniques in the theoretical-practical activities, as well as their improvement in the relationship with the patient, with the health team, with the professor and among their colleagues. Conclusion: the experiences reported by nursing students in their first theoretical-practical activity were fundamental to their training process and contributed to a process of reflection about the role of the nurse in the hospital environment. Descriptors: Nursing Practice; Nursing Students; Nursing.

RESUMEN

Objetivo: relatar las experiencias de los estudiantes de enfermería cuando viven sus primeras actividades teóricas prácticas en ambiente hospitalario. Método: estudio descriptivo, tipo relato de experiencia, realizado con tres estudiantes. Las acciones asistenciales fueron vividas en las clínicas Médica y Quirúrgica de un hospital escuela durante las actividades teóricas prácticas realizadas entre agosto y diciembre de 2014. Fueron elaborados tópicos con los temas a ser relatados. Resultados: se vio una evolución en el aprendizaje de las técnicas de los estudiantes participantes de las actividades teóricas prácticas, así como la mejoría en la relación con el paciente, con el equipo de salud, con el docente y entre los colegas. Conclusión: las experiencias vividas, relatadas por las estudiantes de enfermería en su primera actividad teórica práctica, fueron fundamentales para su proceso de formación y contribuyeron para un proceso de reflexión acerca del papel del profesional enfermero en el ambiente hospitalario. Descriptores: Práctica de Enfermería; Estudiantes de Enfermería; Enfermería.


Palavras-chave


Enfermagem Prática; Estudantes de Enfermagem; Enfermagem

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i1a13574p442-448-2017



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios