Experiências cotidianas do enfermeiro na classificação de risco em unidade de pronto atendimento

Aline Alves Roncalli, Danielle Nogueira Oliveira, Izabella Cristina Melo, Selma Maria Viegas, Robson Figueiredo Brito

Resumo


RESUMO

Objetivo: compreender a vivência do enfermeiro que atua na classificação de risco de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Método: estudo de caso, de abordagem qualitativa, fundamentado na Sociologia Compreensiva do Cotidiano, com 12 enfermeiros. A fonte de evidência foi a entrevista individual aberta. Foi utilizada a análise de conteúdo temática. Resultados: o cotidiano na UPA é expresso na elevada demanda e nas reclamações dos usuários. Retrata um ambiente estressante e conflituoso pela espera e pelo sofrimento de cada um que aguarda o atendimento. Além das ações assistenciais, as gerenciais e educacionais acarretam sobrecarga de trabalho no cotidiano do enfermeiro. Conclusão: mudanças são necessárias para que a assistência na UPA seja humanizada, atendendo tanto os interesses dos usuários que, muitas vezes, precisam de uma atenção que vai além do atendimento clínico, quanto dos profissionais que não possuem condições ideais para o exercício profissional. Descritores: Classificação; Urgência; Emergência; Acolhimento; Risco.

ABSTRACT

Objective: to understand the experience of the nurse who acts in the risk classification of an Emergency Care Unit (ECU). Method: case study, with qualitative approach, based on Comprehensive Sociology of Daily Life, with 12 nurses. The source of evidence was the open individual interview. The thematic content analysis was used. Results: the daily life in the ECU is expressed in the high demand and in the complaints of the users. It portrays a stressful and conflicting environment for the waiting and suffering of each one that awaits the service. Besides the assistance actions, the managerial and educational ones cause work overload in the routine of the nurse. Conclusion: changes are necessary for ECU care to be humanized, taking into account the interests of users, who often need attention that goes beyond clinical care, as well as professionals who do not have ideal conditions for professional practice.Descriptors: Classification; Urgency; Emergency; Hospitality; Risk.

RESUMEN

Objetivo: comprender la experiencia del enfermero en la clasificación de riesgo de una unidad de atendimiento en salud (UPA). Método: estudio de caso, de abordaje cualitativo, basado en la sociología comprensiva del cotidiano, con 12 enfermeros. La fuente fue a través de entrevista individual abierta. Dónde se ha usado el análisis de contenido temático. Resultados: la vida cotidiana en la unidad de salud se expresa en la alta demanda y las quejas de los usuarios. Retrata un ambiente estresante y conflictivo por la espera y por el sufrimiento de cada uno que espera para el servicio. Además de las acciones de asistencia, gerenciales y educativas, se suman en una carga de trabajo muy exhaustiva para los enfermeros. Conclusión: los cambios son necesarios para asegurarse de que la Unidad de Salud sea humanizada, teniendo en cuenta tanto los intereses de los usuarios que necesitan a menudo una advertencia que va más allá de la atención clínica y los profesionales que no tienen las condiciones ideales para la práctica profesional. Descriptores: Clasificación; Urgencias Médicas; Acogimiento; Riesgos.


Palavras-chave


Classificação; Urgência; Emergência; Acolhimento; Risco

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v11i4a15246p1743-1751-2017



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