Sentidos do mestrado para enfermeiros mestrandos

Rejane Eleuterio Ferreira, Cláudia Mara de Melo Tavares

Resumo


RESUMO

Objetivo: descrever o sentido de realização do mestrado em Enfermagem para os discentes. Método: trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, com inspiração sociopoética, realizado com enfermeiros que cursam o Mestrado Acadêmico e o Mestrado Profissional na Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense. Produziram-se os dados, por meio do grupo pesquisador, com a realização de uma experimentação estética, que trabalhou os cinco sentidos, a partir do tema gerador “Qual o sentido de estar no mestrado?". Geram-se os seguintes dados pelo grupo: mandala individual, cartaz coletivo e discussão. Realizou-se a Análise de Conteúdo Temática dos dados produzidos. Resultados: informa-se que o principal sentido dos enfermeiros cursarem o mestrado está relacionado à busca de novos conhecimentos, novos sentidos de forma coletiva e interdisciplinar visando à melhoria na qualidade de assistência. Conclusão: facultou-se, pelo dispositivo do grupo pesquisador, a utilização de uma técnica criativa para a produção dos dados que permitiu a construção de conhecimento que dificilmente seria possível com a utilização de técnicas tradicionais de coleta de dados. Descritores: Enfermagem; Enfermeiros; Educação; Educação Continuada; Educação de Enfermagem; Prática Profissional.

ABSTRACT

Objective: to describe the sense of accomplishment of the masters in Nursing for the students. Method: this is a qualitative, descriptive and exploratory study, with sociopoetic inspiration, carried out with nurses who study the Academic Master's Degree and the Professional Master's Degree at the Aurora Afonso Costa Nursing School, Federal Fluminense University. The data were produced, through the research group, with the accomplishment of an aesthetic experimentation, that worked the five senses, from the generating theme "What is the sense of being in the masters?" The following data are generated by the group. Results: it is informed that the main direction of nurses to attend the master's degree is related to the search for new knowledge, new meanings in a collective and interdisciplinary way aiming to improve the quality of assistance. Conclusion: the use of a creative technique for the production of the data was made possible by the device of the research group, which allowed the construction of knowledge that could hardly be possible with the use of traditional techniques of data collection. Descritores: Nursing; Nurses; Education; Education Professional; Nursing Education; Professional Practice

RESUMEN

Objetivo: describir el sentido de realización del máster en Enfermería para los alumnos. Método: se trata de un estudio cualitativo, descriptivo y exploratorio, con inspiración sociopoyética, realizado con enfermeros que cursan el Máster Académico y el Máster Profesional en la Escuela de Enfermería Aurora Afonso Costa, de la Universidad Federal Fluminense. Se produjeron los datos, a través del grupo investigador, con la realización de una experimentación estética, que trabajó los cinco sentidos, a partir del tema generador "¿Cuál es el sentido de estar en la maestría?" Se generan los siguientes datos por el grupo: mándala individual, cartel colectivo y discusión. Resultados: Se informa que el principal sentido de los enfermeros cursar el máster se relaciona con la búsqueda de nuevos conocimientos, nuevos sentidos de forma colectiva e interdisciplinaria, que se refiere a la búsqueda de nuevos conocimientos, nuevos sentidos de forma colectiva e interdisciplinaria con el objetivo de mejorar la calidad de la asistencia. Conclusión: se ha facilitado por el dispositivo del grupo investigador la utilización de una técnica creativa para la producción de los datos que permitió la construcción de conocimiento que difícilmente sería posible con la utilización de técnicas tradicionales de recolección de datos. Descritores: Enfermería; Enfermeros; Educación; Educación Continua; Educación en Enfermería; Práctica Profesional.


Palavras-chave


Enfermagem; Enfermeiros; Educação; Educação Continuada; Educação de Enfermagem; Prática Profissional.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2018.234890



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