Metodologias ativas como instrumento para a capacitação em saúde mental

Márcia Astrês Fernandes, Nayana Santos Arêa Soares, Ítalo Arão Pereira Ribeiro, Carliane da Conceição Machado Sousa, Hellany Karolliny Pinho Ribeiro

Resumo


RESUMO

Objetivo: analisar a utilização de metodologias ativas como estratégia de ensino-aprendizagem em um curso de capacitação em drogas e redução de danos para trabalhadores da APS. Método: trata-se de estudo qualitativo e analítico desenvolvido por meio de entrevistas gravadas com roteiro semiestruturado, 12 profissionais da saúde; analisando-se as informações pela técnica de Análise de Conteúdo. Resultados: desenvolveram-se as atividades com base em estratégias ativas do tipo dramatização, dinâmica de troca, situação problema e aprendizagem baseada em equipe, todas envolvendo a temática; foram avaliadas positivamente como forma melhor de compreensão sobre o tema para uma tomada de decisão adequada. Conclusão: mostraram-se as metodologias ativas como estratégia pedagógica eficaz e facilitadora para o aprimoramento e a aquisição de conhecimentos para a formação profissional, em específico, para o campo de atuação e o manejo ao usuário dependente químico. Descritores: Saúde Mental; Capacitação Profissional; Dependência Química; Atenção Primária; Problematização; Ensino-Aprendizagem.

ABSTRACT

Objective: to analyze the use of active methodologies as a strategy for teaching and learning in a training course on drugs and harm reduction for workers in the PHC. Method: this is a qualitative and analytical study, developed through recorded interviews with structured guide, with 12 health professionals, analyzing the information by Content Analysis Technique. Results: there were developed the activities based on active strategies of type dramatization, dynamic exchange, situation problem and based learning team, all involving the theme; they were positively evaluated as a better way of understanding about the theme for a proper decision. Conclusion: there were shown active methodologies as pedagogical strategy effective and facilitator for the improvement and acquisition of knowledge for professional training, in particular, for the field of activity and the management to the user dependent on drugs. Descriptors: Mental Health; Professional Training; Chemical Dependency; Primary Attention; Problematization; Teaching-Learning.

RESUMEN

Objetivo: analizar el uso de metodologías activas como estrategia para la enseñanza y el aprendizaje en un curso de capacitación en drogas y reducción de daños para los trabajadores de la APS. Método: este es un estudio cualitativo y analítico, desarrollado a través de entrevistas grabadas con guía estructurado, con 12 profesionales de la salud; el análisis de la información mediante la Técnica de Análisis de Contenido. Resultados: las actividades fueron desarrolladas sobre la base de estrategias activas del tipo dramatización, intercambio dinámico, la situación problema y basadas en el equipo de aprendizaje, todos relacionados con el tema, que fueron evaluados positivamente como una mejor manera de comprender el tema para una decisión adecuada. Conclusión: se muestraron las metodologías activas como estrategia pedagógica eficaz y facilitadoras para el mejoramiento y la adquisición de conocimientos para la formación profesional, en particular, para el ámbito de la actividad y la gestión del usuario dependiente de químicos. Descriptores: Salud Mental; Capacitación Profesional; Dependencia Química; Atención Primaria; Problematización; Enseñanza-Aprendizaje.


Palavras-chave


Saúde Mental; Capacitação Profissional; Dependência Química; Atenção Primária; Saúde Pública; Educação em Enfermagem.

Texto completo:

PDF (English) PDF

Referências


Freitas CM, Freitas CASL, Parente JRF, Vasconcelos MIO, Lima GK, Mesquita KO, et al. Uso de metodologias ativas de aprendizagem para a educação na saúde: análise da produção científica. Trab Educ Saúde [Internet]. 2015 [cited 2017 Dec 5]; 13 (Suppl 2): 117-130. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198177462015000500117&lng=en&nrm=iso

Xavier LN, Oliveira GL, Gomes AA, Machado MFAS, Eloia SMC. Analisando as metodologias ativas na formação dos profissionais de saúde: revisão integrativa. Sanare [Internet]. 2014 [cited 2017 Dec 5]; 13(1): 76-83. Available from: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/436/291

Hermida PMV, Barbosa SS, Heidemann ITSB. Metodologia ativa de ensino na formação do enfermeiro: inovação na atenção básica. Rev Enferm UFSM [Internet]. 2015 [cited 2017 Dec 5]; 5(4): 683-691. Available from: https://periodicos.ufsm.br/index.php/reufsm/article/view/16920

Paiva MRF, Parente JRF, Brandão IR, Queiroz AHB. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. Sanare [Internet]. 2016 [cited 2017 Dec 7]; 15(2): 145-153. Available from: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049/595

Morera JAC, Padilha MICS, Zeferino MT. Políticas e estratégias de redução de danos para usuários de drogas. Rev Baiana Enferm [Internet]. 2015[cited 2018 Mar 22]; 29(1): 76-85. Available from: https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem/article/viewFile/9046/9545

Hernando CG, Villamor PGM, Durantez NM, Portero SL. Evaluación por los estudiantes al tutor de enfermería en el contexto del aprendizaje basado en problemas. Enferm Univ [Internet]. 2015 [cited 2018 Sept 10]; 12(3):110-115. Available from: http://www.scielo.org.mx/pdf/eu/v12n3/1665-7063-eu-12-03-00110.pdf

Diesel A, Baldez ALS, Martins SN. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Rev Thema [Internet]. 2017[cited 2018 Jul 31]; 14(1): 268-288. Available from: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/viewFile/404/295

Mesquita SKC, Meneses RMV, Ramos DKR. Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: dificuldades de docentes de um curso de enfermagem. Trab Educ Saúde [Internet]. 2016 [cited 2018 Jul 31]; 14 (2): 473-486. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tes/v14n2/1678-1007-tes-1981-7746-sip00114.pdf

Limberger JB. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem para educação farmacêutica: um relato de experiência. Interface [Internet]. 2013 [cited 2017 Dec 7]; 17(47): 969-975. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141432832013000400020&lng=en.

Figueiredo MZA, Chiari BM, Goulart BNG. Discurso do Sujeito Coletivo: uma breve introdução à ferramenta de pesquisa qualiquantitativa. Distúrb Comun [Internet]. 2013 [cited 2018 Jun 23]; 25(1): 129-136. Available from: https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/14931

Farias DN, Ribeiro KSQS, Anjos UU, Brito GEG. Interdisciplinaridade e interprofissionalidade na estratégia saúde da família. Trab Educ Saúde [Internet]. 2018 [cited 2018 Jun 23]; 16 (1): 141-162, 2018. Available from: http://www.scielo.br/pdf/tes/v16n1/1678-1007-tes-1981-7746-sol00098.pdf

Sales F, Souza FC, John VM. O emprego da abordagem DSC (Discurso do Sujeito Coletivo) na pesquisa em educação. Linhas [Internet]. 2007 [cited 2018 Jun 23]; 8 (1): 125-145. Available from: http://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1361

Dias AI, Ribeiro JM, Bastos FI, Page K. Políticas de redução de danos no Brasil: contribuições de um programa norte-americano. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2014[cited 2018 Mar 27]; 19(1):147-157. Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n1/1413-8123-csc-19-01-00147.pdf

Souza MCBM. O Ensino de Enfermagem Psiquiátrica /Saúde Mental: avanços, limites e desafios. Rev Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog [Internet]. 2016 [cited 2017 Dec 7]; 12(3): 139-146. Available from: http://www.revistas.usp.br/smad/article/view/120777/117844

Varela DSS, Sales IMM, Silva FMD, Monteiro CFS. Rede de saúde no atendimento ao usuário de álcool, crack e outras drogas. Esc Anna Nery [Internet]. 2016 [cited 2017 Dec 7]; 20(2):296-302. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v20n2/1414-8145-ean-20-02-0296.pdf

Borges TS, Alencar G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu Rev [Internet]. 2014 [cited 2017 Dec 7]; (4): 119-143, 2014. Available from: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/napecco/Metodologias/Metodologias%20Ativas%20na%20Promocao%20da%20Formacao.pdf

Silva LS. Formação de profissionais críticos-reflexivos, metodologias ativas e aprendizagem significativa. Rev del Congrés Internacional de Docència Universitària i Innovació [Internet]. 2014 [cited 2017 Dec 7]; (2): 1-16. Available from: http://cidui.org/revistacidui/index.php/cidui/article/view/541/522

Bollela VR, Senger MH, Tourinho FSV, Amaral E. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina Ribeirão Preto [Internet]. 2014 Nov [cited 2017 Dec 7]; 47 (3): 293-300. Available from: http://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/86618/89548

Daniel JC, Pessalacia JDR, Andrade AFL. Interdisciplinary debate in the teaching-learning process on bioethics: academic health experiences. Invest educ enferm [Internet]. 2016 [cited 2018 Sept 10];34 (2): 288-296. Available from: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0120-53072016000200008

Zanelatto EM, Pino JCP, Marchi MI, Quartieri MT. Entre cenas, discursos e criatividade: dramatização como estratégias de ensino na formação em saúde. Revista Thema [Internet]. 2017 [cited 2017 Dec 21]; 14(4): 285-293. Available from: http://revistathema.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/558

Mitre SM, Batista RS, Mendonça JMG, Pinto NMM, Meirelles CAB, Porto CP, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc Saúde Colet [Internet]. 2008[cited 2018 Mar 27]; 13(Sup 2):2133-2144. Available from: http://www.scielo.br/pdf/csc/v13s2/v13s2a18.pdf

Maynart WHC, Albuquerque MCS, Brêda MZ, Jorge JS. A escuta qualificada e o acolhimento na atenção psicossocial. Acta Paul Enferm [Internet]. 2014 [cited 2017 Dec 22]; 27(4): 300-304. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010321002014000400003&lng=en.




DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i12a237762p3172-3180-2018



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios