Integração de referenciais metodológicos para a elaboração de estudos de casos

Lucélia Terra Chini, Tamires Marta Caliari, Laís Fraga Alves de Oliveira, Thamiris Carolina Passos Nogueira, Murilo César do Nascimento, Simone Albino da Silva

Resumo


RESUMO

Objetivo: selecionar referenciais metodológicos que guiem a realização dos estudos de caso. Método: trata-se de um estudo qualitativo, do tipo reflexivo. Refere-se sobre a análise de dois referenciais metodológicos que norteiam a realização de estudos de casos: o Roteiro Instrucional de Galdeano, Rossi e Zago e o Processo de Enfermagem. Destaca-se que a construção desta reflexão se deu a partir da busca de uma estratégia que conduzisse o aluno a uma prática profissional crítico-reflexiva. Resultados: notou-se, durante a análise reflexiva, uma interlocução entre as etapas de desenvolvimento de ambos os métodos e, como as abordagens metodológicas discutidas se complementam, recomendou-se a integração destes métodos para a fundamentação de estudos de casos no processo de cuidar. Conclusão: conclui-se que a utilização de tais referenciais oportuniza, ao acadêmico, ser protagonista na sua formação, com a produção de saberes e práticas, promovendo uma postura crítico-reflexiva essencial aos futuros enfermeiros para a atenção integral à saúde do indivíduo, da família e da comunidade. Descritores: Estudos de Casos; Diagnóstico de Enfermagem; Enfermagem; Processo de Enfermagem; Ensino; Educação em Enfermagem.

ABSTRACT

Objective: to select methodological references that guide the accomplishment of the case studies. Method: This is a qualitative, reflexive type study. It refers to the analysis of two methodological references that guide the performance of case studies: the Galdeano, Rossi and Zago Instructional Guide and the Nursing Process. It is noteworthy that the construction of this reflection was based on the search for a strategy that would lead the student to a critical-reflexive professional practice. Results: During the reflexive analysis, a dialogue was observed between the stages of development of both methods. As the methodological approaches discussed complement each other, it was recommended the integration of these methods for the foundation of case studies in the caring process. Conclusion: it is concluded that the use of such referential leads academics to be protagonists in their formation, with the production of knowledge and practices, promoting critical-reflexive posture essential to future nurses for integral care to the health of the individual, the family, and the community. Descriptors: Case Reports; Nursing Diagnosis; Nursing; Nursing Process; Teaching; Education Nursing.

RESUMEN

Objetivo: seleccionar referenciales metodológicos que guíen la realización de los estudios de caso. Método: se trata de un estudio cualitativo, del tipo reflexivo. Se refiere sobre el análisis de dos referenciale metodológicos que guían la realización de estudios de casos: La Guía de Instrucción de Galdeano, Rossi y Zago y el Proceso de Enfermería. Se destaca que la construcción de esta reflexión fue a partir de la búsqueda de una estrategia que condujera al aluno a una práctica profesional crítica-reflexiva. Resultados: se notó, durante el análisis reflexivo, una interlocución entre las etapas de desarrollo de ambos métodos y, como los enfoques metodológicos discutidos se complementan, se recomendó la integración de estos métodos para la fundamentación de estudios de casos en el proceso de cuidar. Conclusión: se concluye que la utilización de tales referenciales da la oportunidad al académico, de ser protagonista en su formación, con la producción de saberes y prácticas, promoviendo una postura crítico-reflexiva esencial a los futuros enfermeros para la atención integral a la salud del individuo, de la familia y de la comunidad. Descriptores: Informes de casos; Diagnóstico de Enfermería; Enfermería; Proceso de Enfermería; Enseñanz; Educación en Enfermería.


Palavras-chave


Estudos de Casos; Diagnóstico de Enfermagem; Enfermagem; Processo de Enfermagem; Ensino; Educação em Enfermagem.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v13i1a238405p249-253-2019



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