Ação educativa em escola pública sobre alergias e intolerâncias alimentares

Yuri Henrique Andrade de Oliveira, Mayara Layla de Oliveira Moy, Janice Pires da Silva, Lourival Freitas da Silva Netto, Samire Santos Galvão, Roberta Daniela Sousa da Silva, Suziane Xavier Sousa, Juliana Raiyanni Souza Neto

Resumo


Objetivo: relatar a experiência por meio de uma ação educativa para adolescentes em uma escola pública. Método: trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiencia. Elencaram-se, como critérios de inclusão para a pesquisa, adolescentes de uma turma do nono ano do Ensino Fundamental II e alunos com 14 a 16 anos. Utilizaram-se metodologias ativas de roda de conversa, vídeos e gincana científica que contribuíram para o processo de conhecimento dos alunos. Resultados: realizou-se a ação em quatro momentos. percebeu-se durante a ação que os adolescentes ainda tinham certas dificuldades sobre o assunto. Conclusão: sensibilizaram-se, pela ação educativa, os envolvidos em relação à temática, e os acadêmicos conseguiram impactar os participantes da ação para um melhor entendimento a respeito da definição e causas das patologias, diferenças, sintomas, principais alimentos envolvidos na alergia e intolerância alimentar. Descritores: Enfermagem; Educação em Saúde; Educação em Enfermagem; Adolescentes; Intolerância Alimentar; Hipersensibilidade Alimentar.

ABSTRACT

Objective: to report the experience through an educational action for adolescents in a public school. Method: this is a descriptive study, kind of experience report. The inclusion criteria for the research were adolescents from a ninth grade elementary school class and students aged 14 to 16 years. Active methodologies of conversation wheel, videos and scientific scavenger games were used that contributed to the students' knowledge process. Results: the action was performed in four moments. It was noticed during the action that the teenagers still had some difficulties on the subject. Conclusion: those involved in the theme were sensitized by the educational action, and the academics were able to impact the participants of the action for a better understanding of the definition and causes of pathologies, differences, symptoms, main foods involved in food allergy and intolerance. Nursing; Descriptors: Nursing; Health Education; Education. Adolescent; Food Intolerance; Food Hypersensitivity.

RESUMEN

Objetivo: informar la experiencia a través de una acción educativa para adolescentes en una escuela pública. Método: este es un estudio descriptivo, tipo de informe de experiencia. Los criterios de inclusión para la investigación fueron adolescentes de una clase de primaria de noveno grado y estudiantes de 14 a 16 años. Se utilizaron metodologías activas de rueda de conversación, videos y juegos de búsqueda científica que contribuyeron al proceso de conocimiento de los estudiantes. Resultados: la acción se realizó en cuatro momentos. Se notó durante la acción que los adolescentes todavía tenían algunas dificultades sobre el tema. Conclusión: los involucrados en el tema fueron sensibilizados por la acción educativa, y los académicos pudieron impactar a los participantes de la acción para una mejor comprensión de la definición y las causas de las patologías, diferencias, síntomas, alimentos principales involucrados en alergia e intolerancia alimentaria. Descriptores: Enfermería; Educación en Salud; Educación en Enfermería; Adolescente; Intolerancia Alimentaria; Hipersensibilidad a los Alimentos.


Palavras-chave


enfermagem, educação em saúde, educação em enfermagem, adolescentes, intolerância alimentar, hipersensibilidade alimentar

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.241510



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