Importância da Extensão Universitária na Formação Profissional: Projeto Canudos

Ana Lucia de Brito e Silva, Silvelene Carneiro de Sousa, Ana Carolina Feitosa Chaves, Shirley Gabriele da Costa Sousa, Tercio Macedo de Andrade, Disraeli Reis da Rocha Filho

Resumo


Objetivo: descrever a importância da experiência na extensão universitária para a formação e qualificação profissional. Método: trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência originado de uma “pesquisa-ação” vivenciada num projeto de extensão, amostra composta por 43 participantes. Resultados: descrevem-se, no estudo, alguns aspectos que envolvem a percepção dos extensionistas frente a situações reais, a partir das quais lhe são proporcionadas oportunidades de colocar em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer de sua formação acadêmica. Conclusão: contribuiu-se, por tal experiência, para uma formação profissional mais consciente dos valores sociais capazes de transformar a realidade das comunidades assistidas pelos projetos de extensão nas universidades, em especial, o Projeto Canudos. Propiciou-se, aos alunos, pelo Projeto Canudos, o fortalecimento das suas práticas humanas e profissionais, engajando-os, de modo consciente, na luta pela igualdade das condições sociais. Descritores: Extensão Universitária; Formação Profissional; Comunidade; Enfermagem; Equipe Multiprofissional; Enfermagem em Saúde Comunitária.

ABSTRACT

Objective: to describe the importance of university extension experience for vocational training and qualification. Method: this is a descriptive study, type of experience report originated from an “action research” lived in an extension project, and a sample composed of 43 participants. Results: the study describes some aspects that involve the perception of extensionists in relation to real situations, from which they are offered opportunities to put into practice the knowledge acquired during their academic education. Conclusion: this experience contributed to a vocational training more aware of social values capable of transforming the reality of communities assisted by extension projects in universities, especially the Canudos Project. The students, through the Canudos Project, were able to strengthen their human and professional practices, consciously engaging them in the struggle for the equality of social conditions. Descriptors: University Extension; Professional Qualification; Community; Nursing; Multiprofessional Team; Community Health Nursing.

RESUMEN

Objetivo: describir la importancia de la experiencia en la extensión universitaria para la formación profesional y la calificación. Método: se trata de un estudio descriptivo, tipo de informe de experiencia originado a partir de una "investigación acción" vivida en un proyecto de extensión, una muestra compuesta por 43 participantes. Resultados: el estudio describe algunos aspectos que involucran la percepción de los extensionistas ante situaciones reales, a partir de los cuales se les ofrece la oportunidad de poner en práctica los conocimientos adquiridos durante su educación académica. Conclusión: esta experiencia contribuyó a una formación profesional más consciente de los valores sociales capaces de transformar la realidad de las comunidades asistidas por proyectos de extensión en universidades, especialmente el Proyecto Canudos. Los estudiantes, a través del Proyecto Canudos, ayudaron a fortalecer sus prácticas humanas y profesionales, involucrándolos conscientemente en la lucha por la igualdad de las condiciones sociales. Descriptores: Extensión Universitaria; Formación Profesional; Comunidad; Enfermería; Equipo Multiprofesional; Enfermería de Salud Comunitaria.


Palavras-chave


Extensão universitária; Formação Profissional; Comunidade; Enfermagem; Equipe multiprofissional; Enfermagem em Saúde Comunitária.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2019.242189



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