EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE MENTAL: PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Amanda de Souza Rios, Laís Chagas de Carvalho

Resumo


Objetivo: compreender a percepção dos trabalhadores da equipe de Enfermagem sobre a Educação Permanente em Saúde Mental. Método: trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, exploratório, desenvolvido em três unidades de internação de um hospital geral. Realizou-se a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com 15 trabalhadores da equipe de Enfermagem. Fundamentou-se a análise dos dados no método de Análise do Fenômeno Situado. Resultados: aponta-se que os trabalhadores identificaram experiências com usuários de Saúde Mental marcadas por dificuldades no exercício do cuidado por falta de conhecimento específico e experiência. Verifica-se que, quando as ações de Educação Permanente abordam temáticas técnico-assistenciais, levando à necessidade de se informar, por meio das discussões entre pares e/ou pesquisa individual. Conclusão:avalia-se que a Educação Permanente em Saúde Mental permite que a equipe de Enfermagem repense as suas práticas, o seu processo de trabalho e o cuidar em Saúde Mental de modo mais humanizado e em conformidade com a Reforma Psiquiátrica. Observa-se que a Enfermagem deve ser capaz de desenvolver habilidades para o manejo de situações específicas e gerar segurança e conforto aos profissionais para a oferta do cuidado.


Palavras-chave


Permanent Education; Mental health; Mental Health Services; General Hospitals; Nursing; Nursing care

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963.2021.245715



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