ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NO CONTROLE DE INFECÇÃO DA CORRENTE SANGUÍNEA RELACIONADA AOS CATETERES VENOSOS PERIFÉRICOS
DOI:
https://doi.org/10.5205/1981-8963.2021.247901Resumo
Objetivo: Analisar o controle dos cateteres venosos periféricos dos pacientes internados na Clínica Médica de um Hospital Federal do município do Rio de Janeiro. Metodologia: Estudo de natureza descritiva documental, retrospectivo com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de uma análise documental de um bundle, dispostos em uma planilha tipo Excel® e, posteriormente, submetidos à análise estatística descritiva simples. Resultados: Os dados obtidos no estudo sugerem que os profissionais de enfermagem devem ser capacitados para alinhamentos no controle e manutenção dos acessos venosos periféricos. Conclusão: Desse modo, as atividades regulares desenvolvidas pela Educação Permanente em serviço tornam-se primordiais na capacitação dos profissionais de saúde, proporcionando reflexão sobre conhecimentos e práticas assistenciais. Ademais, a ênfase à criação de protocolos institucionais contribui para a relevância das medidas de boas práticas voltadas ao uso do acesso venoso periférico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional CC BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
O(s) signatário(s) garante(m) que o artigo é original, que não infringe os direitos autorais ou qualquer outro direito de propriedade de terceiros, que não foi enviado para publicação em nenhuma outra revista e que não foi publicado anteriormente.
O(s) autor(es) confirma(m) que a versão final do manuscrito foi revisada e aprovada, pois os seguintes critérios foram atendidos, de modo a poderem ter responsabilidade pública pelo conteúdo do trabalho:
1. Ter concebido e planejado as atividades que levaram ao trabalho ou interpretado os resultados a que ele chegou, ou ambos;
2. Ter escrito o trabalho ou revisado as versões sucessivas e tomado parte no processo de revisão;
3. Ter aprovado a versão final.
Seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, os conteúdos da [Nome da revista] estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional - CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). A Licença CC BY permite a qualquer usuário: Compartilhar - copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato; Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial. De acordo com os seguintes termos: Atribuição - é obrigatório atribuir o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas; Sem restrições adicionais - não é possível aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.