The use of games in health education in order to prevent iron deficiency anemia in infancy: the role of the nurse

Marilia Cruz Gouveia Câmara, Ana Maria de Sá Barreto, Ana Priscilla Soares de Sousa Medeiros, Itala Fernanda Albuquerque de Lucena, Jéssica Viviane Silva de Moura, Tamires de Farias Oliveira

Resumo


ABSTRACT

Objective: to describe the importance of playing during the nursing actions in order to prevent anemia. Method: this is a descriptive review, which had undertaken a literature research of publications of the past ten years. Results: 118 items were found, of which thirteen were selected by choosing items that answered to the purpose of the study, and excluding those that were in English, published for over ten years and that did not address the purpose of the research. . Conclusion:  it’s responsibility of the nurse as a health educator, used to encourage this dynamic process in the most timely of its scope of work to try to reduce the number of new cases. Playing as a form of prevention is worthy due to its importance to child development, as is the union of learning and being happy. Descriptors: nursing; play therapy; iron deficiency anemia.

RESUMO

Objetivo: descrever a importância da brincadeira durante as ações de enfermagem, como forma de prevenção da anemia ferropriva. Método: trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter descritivo, onde foi realizado um levantamento bibliográfico de publicações dos últimos dez anos. Resultados: Foram encontrados 118 artigos, e destes foram selecionados treze escolhendo os artigos que responderam ao objetivo da pesquisa, e excluindo aqueles que estavam em inglês, publicados há mais de dez anos e não tratavam do assunto em questão. Conclusão: Devido a isso cabe ao profissional enfermeiro, como educador em saúde, utilizar dinâmicas que favoreçam este processo nos momentos mais oportunos do seu âmbito de trabalho para tentar reduzir o número de novos casos. A brincadeira como forma de prevenção é de bastante valia por ser fundamental para o desenvolvimento infantil, já que é a união do aprender com o ser feliz. Descritores: enfermagem; ludoterapia; anemia ferropriva.

RESUMEN

Objetivo: describir la importancia del juego en las acciones de enfermería con el fin de prevenir la anemia. Método: se trata de una revisión de carácter descriptivo, que había llevado a cabo un estudio de la bibliografía de las publicaciones de los últimos diez años. Resultados: encontrados 118 artículos, de los cuales trece fueron seleccionados al elegir los elementos que responde a la finalidad del estudio, excluyendo las que estaban en Inglés, publicado hace más de diez años y no aborda el tema en cuestión. Conclusión: a causa de esto es que la enfermera profesional como educador en salud, que sirve para fomentar este proceso dinámico en el más oportuno de su ámbito de trabajo para tratar de reducir el número de nuevos casos. Jugando como una forma de prevención vale mucho para ser crucial para el desarrollo del niño, como es la unión de aprender a ser feliz. Descriptores: enfermería,; la terapia del juego; anemia por deficiencia de hierro.


Palavras-chave


Enfermagem, Brinquedoterapia, Anemia Ferropriva

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5205/reuol.1302-9310-2-LE.0505201127



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios