Characteristics of personal marketing in the job of nurses in a university hospital: client’s perceptions

Daniela Faustino Gonçalves Martinello, Helena Heidtmann Vaghetti, Daniel Pinho Mendes, Alessandra Chaves Terra, Jéssica de Cassia Marques Almeida

Resumo


Objetivo: identificar como características do Marketing Pessoal (MP) no trabalho de enfermeiros são percebidas por clientes de um hospital universitário. Pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória com clientes de uma unidade de internação de um hospital universitário. Método: Coleta de dados realizada por entrevistas semiestruturadas e a análise baseada na Análise Temática. Resultados: Os resultados apontaram que: a comunicação verbal dos enfermeiros é ineficaz; os clientes observam a aparência desses profissionais, bem como sua comunicação não verbal; as relações interpessoais dos enfermeiros são fragmentadas; a gerência exercida por eles é invisível; o cuidado/assistência, quando prestado pelo enfermeiro, é fonte de identificação profissional. Conclusão: Há necessidade de adesão de estratégias do MP na condução do trabalho dos enfermeiros para gerar uma imagem positiva da profissão junto à clientela hospitalar.

Palavras-chave


Marketing. Enfermeiros. Pacientes Internados.

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v6i10a7486p2447-2454-2012



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