Benefits of infantsyouthful short stories to children hospitalized in the perspective of nursing

Elaine Cristina Rodrigues Gesteira, Elaine Cristina Dias Franco, Elen Soraia Menezes Cabral, Patrícia Pinto Braga, Meury Aparecida Ferreira

Resumo


 

Resumo 

Objetivos: apresentar e discutir os principais benefícios de um projeto lúdico sobre contos infantojuvenis à crianças e adolescentes hospitalizados na perspectiva dos profissionais de enfermagem. Metodologia: pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa realizada com  onze profissionais de enfermagem da pediatria de um hospital filantrópico em Divinópolis-MG. Os critérios de seleção foram: trabalhar na unidade pediátrica no plantão diurno, ter interesse em participar da pesquisa e assinar o termo de consentimento. Os dados foram coletados por meio de entrevistas no período de outubro de 2011 a janeiro de 2012 conforme disponibilidade dos sujeitos. As entrevistas transcritas foram organizadas, analisadas e interpretadas por meio da análise temática, seguindo as etapas de pré-análise, exploração do material, tratamento dos resultados, a inferência e interpretação. O estudo iniciou após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital São João de Deus, sob o Protocolo nº 64/2011. Resultados: dos dados analisados, obtiveram-se três categorias: contos infantojuvenis e sua interface com a humanização; a assistência de enfermagem facilitada por meio dos contos infantojuvenis e comportamento da criança/adolescente após a mediação dos contos. Conclusão: considerou-se neste estudo que por intermédio dos contos infantojuvenis, as crianças e adolescentes compreenderam e colaboraram melhor com os procedimentos hospitalares, o estresse causado pela hospitalização foram amenizados e esses mostraram-se mais tranquilos, alegres e comunicativos, além disso concluiu-se com destaque a relevância de mediar histórias em unidades pediátricas como importante estratégia de humanização na assistência de enfermagem. Descritores: criança hospitalizada; enfermagem pediátrica; equipe de enfermagem; humanização da assistência.

 


Palavras-chave


Criança; Atividade lúdica; Hospitalização; Humanização

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DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v6i10a7488p2463-2468-2012



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