O bom professor na área da saúde: uma revisão integrativa

Jouhanna do Carmo Menegaz, Vânia Marli Schubert Backes, Alexandre Pareto da Cunha, Bruna de Souza Francisco

Resumo


RESUMO

Objetivo: analisar as características do bom professor de ensino superior na área da saúde a luz do referencial do conhecimento base para o ensino de Shulman. Método: revisão integrativa realizada a partir de artigos originais, dissertações e teses publicados entre 1996 e 2010 na base de dados LILACS e no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Dos 164 estudos sete atenderam os critérios e foram analisados de acordo com o conhecimento base. Resultados: três categorias foram elaboradas: 1) Boas características pessoais, 2) Boas características pedagógicas e, 3) Boas características relacionais. Conclusão: bons professores têm boa abordagem pedagógica, boa relação interpessoal, estimulam a autonomia dos estudantes e demonstram qualidades pessoais como pontualidade e organização. Houve similaridade entre a descrição das características dos professores de diversas profissões da área da saúde e estas expressam a pertinência do referencial teórico de Shulman para a formação docente. Descritores: Docentes; Ensino; Formação de Recursos Humanos.

ABSTRACT

Objective: to analyze the characteristics of a good professor of higher education in the healthcare area in the light of the knowledge base referential for the teaching of Shulman. Method: integrative review performed from original articles, theses and dissertations published between 1996 and 2010 in the LILACS database and the Database of Theses and Dissertations of CAPES. From the 164 studies, seven met the criteria, which were analyzed according to the knowledge base. Results: three categories were developed: 1) Good personal characteristics, 2) Good pedagogical characteristics and, 3) Good relational characteristics. Conclusion: Good teachers have a good pedagogical approach, good interpersonal relationship, stimulate the autonomy of students and demonstrate personal qualities such as punctuality and organization. There was similarity between the description of the characteristics of teachers of various professions in the area of health care and these express the relevance of Shulman's theoretical framework for teacher training. Descriptors: Teachers; Teaching; Training of Human Resources.

RESUMEN

Objetivo: analizar las características de un buen profesor de la educación superior en el área de salud a la luz del marco de la base de conocimientos para la enseñanza de Shulman. Método: se trata una revisión integradora realizado de artículos originales, disertaciones y tesis publicadas entre 1996 y 2010 en la base de datos LILACS y la base de datos de Tesis y Disertaciones de CAPES. De los estudios 164 siete cumplieron los criterios y se fueron analizados de acuerdo a la base de conocimientos. Resultados: se desarrollaron tres categorías: 1) Las buenas características personales, 2) Buenas características pedagógicas y, 3) Buenas características relacionales. Conclusión: buenos profesores tienen buena acercamiento pedagógico, buena relación interpersonal, estimulan la autonomía de los estudiantes y demostrar cualidades personales como la puntualidad y la organización. Hubo similitud entre la descripción de las características de los docentes de diversas profesiones en el área de salud y estas expresan la importancia del marco teórico de Shulman para la formación de docentes. Descriptores: Docentes; Enseñanza; Formación de Recursos Humanos.


Palavras-chave


Docentes; Ensino; Formação de Recursos Humanos

Texto completo:

PDF (English) PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v8i4a9777p1048-1056-2014



Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

INDEXADORES E BASES BIBLIOGRÁFICAS:

 doajPeriódicoscapes

bvs elsevier nlm diadorim periodicaabec

 

cinahl citefactor cuidenplusb socolar ulrichs sumarios