FLORA E FORMAS DE VIDA EM UMA ÁREA DE RESTINGA NO LITORAL NORTE DE PERNAMBUCO, BRASIL
Resumo
O objetivo deste estudo foi listar as espécies e as formas de vida ocorrentes em uma área de praia na ilha de Itamaracá, contribuindo com dados sobre a riqueza florística do litoral norte do Estado de Pernambuco. O município de Itamaracá (07045’00’’S e 34049’30’’W) está localizado na região metropolitana a cerca de 50 km do Recife. As informações a cerca da florística foram obtidas no período de 2000 a 2001, através de algumas coletas e de consultas aos herbários do Estado. Foram identificadas 112 espécies, 101 gêneros, distribuídas em 43 famílias. As famílias Poaceae (12 espécies), Cyperaceae (10), Rubiaceae, Fabaceae e Asteraceae (7), Myrtaceae (6), entre outras, apresentaram maior número de espécies. A forma de vida predominante foram os fanerófitos (49 espécies), seguido de caméfitos (20) e terófitos (18). Os ecossistemas de restinga têm sido submetidos a crescentes impactos ao longo dos anos, além da restinga de Itamaracá apresentar ambientes alterados devido a grande influência antrópica, contribuindo para a descaracterização na composição florística dessa área.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.