SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE: O PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA COMO ESTRATÉGIA PARA A REORIENTAÇÃO DO MODELO DE ATENÇÃO À SAÚDE
Resumo
A relação existente entre as condições do território e os níveis de saúde da população há muito vem sendo estudada. A origem ambiental das doenças é bem conhecida e essa relação foi sendo desvendada pelas experiências científicas que mostram como o ambiente natural, as condições de moradia, de higiene e salubridade, afetam a saúde, provocando a morte ou, prolongando a vida. Diante disto, este artigo objetiva analisar a contribuição do Agente Comunitário de Saúde (ACS), integrante do Programa de Saúde da Família (PSF), na conscientização da população no que diz respeito aos cuidados com o ambiente e suas implicações nos níveis de saúde. Por meio do estudo dos dados levantados foi constatado que o setor de saúde tem conseguido atingir muitas de suas metas, porém, devido às condições do território em que estas comunidades estão inseridas, não está havendo um avanço mais significativo no sentido de melhorias das condições de saúde. A investigação do processo saúde-doença nas populações é complexa, envolvendo uma série de variáveis, o que dificulta a apreensão da realidade. A tendência das condições de saúde, em qualquer população, é fortemente influenciada pela evolução das condições ambientais, em particular, no que se refere à adequação das moradias e ao saneamento do meio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.