ASSOCIAÇÕES ENTRE ESPÉCIES HERBÁCEAS EM UMA ÁREA DE CAATINGA DE PERNAMBUCO
Resumo
A identificação de associações entre espécies herbáceas em uma área de caatinga, visando contribuir sobre o conhecimento das características ecológicas do componente herbáceo do bioma, foi realizada na Estação Experimental de Pesquisa Agropecuária–IPA, em Caruaru-PE. Parcelas foram distribuídas entre microhabitats plano, rochoso e ciliar; todas as espécies herbáceas presentes nas parcelas foram identificadas taxonomicamente e a freqüência de ocorrência foi quantificada. Uma matriz de combinação espécie-espécie foi produzida para o cálculo dos coeficientes de associações entre as espécies. Um total de 62 espécies herbáceas foi registrado: 35 no microhabitat plano, 36 no ciliar e 51 no rochoso. Das 53 espécies amostradas, 12 foram exclusivas em cada microhabitat e 16 foram comuns aos três microhabitats. Apenas 18% das combinações de espécies apresentaram associações significativas. Nenhuma associação foi totalmente nula, mas a intensidade das associações negativa foi fraca. Associações de intensidade medianas e fortes foram mais freqüentes quando positivas. Do ponto de vista estatístico ocorrem correlações entre espécies herbáceas na vegetação. Entretanto, o sentido biológico das mesmas não pode ser explicado apenas com as informações coletadas neste estudo, sendo necessário o desenvolvimento de mais investigações para testar a independência ou dependência biológica das associações entre as espécies.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.