A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (RSE) E A INCLUSÃO DIGITAL: A GESTÃO DO TERRITÓRIO NA SOCIEDADE INFORMACIONAL

Thiago Adriano Machado, Ana Cristina de Almeida Fernandes

Resumo


O novo viés da atividade empresarial, o social, tem construído no período contemporâneo da globalização e difusão das tecnologias da informação a chamada responsabilidade social empresarial (RSE). O discurso e a prática tem se apropriado de debates globais, tais como a degradação ambiental e a cidadania. Contudo, um tema que ganha cada vez mais relevância é o da inclusão digital, em face da difusão global das tecnologias da informação e seus efeitos desiguais. As empresas se utilizam desse tema para elaborar seus projetos de RSE, intervindo no território muitas vezes de maneira altamente seletiva e fragmentada, produzindo uma prática política instrumental aos interesses corporativos, o que produz efeitos onerosos aos lugares. Consolida-se, portanto, a RSE enquanto elemento e produto da psicosfera e da gestão do território elaborado pelas empresas no espaço globalizado.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES E BASE DE DADOS

 

DOAJ
ROADDRJI

PERIÓDICOS CAPES

 

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à  revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.