CULTURA, NATUREZA E RELIGIÃO NA CONSTITUIÇÃO DE TERRITORIALIDADE NO CANDOMBLÉ DA BAHIA

Autores

  • Marília Flores Seixas de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Orlando J. R. de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Roberto dos Santos Bartholo Jr. Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo discute a relação entre a religião do candomblé, seus sítios sagrados e a preservação de valores culturais e de representações simbólicas relativos à África imaginária ancestral, sob o prisma da territorialidade, e sua importância na constituição histórica de espaços locais de liberdade e de reorganização de estruturas sociais e culturais peculiares. Analisa também atuação de mitos e ritos do candomblé na constituição de uma maneira específica de relacionamento com a natureza e o ambiente, revelada localmente nas configurações territoriais dos terreiros e na forma de compreensão do mundo da comunidade de culto. O caráter particular desta religião influencia o conhecimento sobre a natureza e constitui-se como base para a organização territorial dos terreiros, permitindo a preservação de um ethos específico que sobreviveu a várias pressões dos grupos dominantes, como verdadeiros nichos de resistência cultural.

Biografia do Autor

Marília Flores Seixas de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestre e Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (CDS/UnB), professora de Cultura Brasileira, área de Ciências Sociais, Departamento de Filosofia e Ciências Humanas ´DFCH / UESB

Orlando J. R. de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Arquiteto pela UFBa, Especialista em Ciências Sociais, Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (CDS/UnB), Professor de Antropologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Roberto dos Santos Bartholo Jr., Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutor pela Faculdade de Economia e Ciências Sociais da Universidade Erlangen-Nürnberg (Alemanha), pesquisador e professor visitante do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB).

Downloads

Publicado

23.11.2010

Como Citar

Oliveira, M. F. S. de, Oliveira, O. J. R. de, & Bartholo Jr., R. dos S. (2010). CULTURA, NATUREZA E RELIGIÃO NA CONSTITUIÇÃO DE TERRITORIALIDADE NO CANDOMBLÉ DA BAHIA. Revista De Geografia, 27(2), 26–39. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228800

Edição

Seção

Geografia Humana