AVALIÇÃO DO POTENCIAL EÓLICO EM CINCO REGIÕES DO ESTADO DA PARAÍBA.
Resumo
Neste trabalho foram utilizados dados horários de velocidade e direção do vento a 10 m de altura de cinco estações climatológicas pertencentes ao Instituto Nacional de Meteorologia, no período de janeiro de 1977 a dezembro de 1981. As estações são: São Gonçalo, Monteiro, Patos, Campina Grande e João Pessoa. O objetivo foi estudar a variação da velocidade e direção do vento, bem como determinar a densidade de potência eólica das estações selecionadas. Para tanto, identificou-se o perfil do vento para alturas a 50 m e 110 m e, a partir daí, os parâmetros da distribuição de Weibull para a determinação da densidade de potência eólica anual média. Concluiu-se que a direção predominante nas cinco estações é de leste com variações entre nordeste e sudeste. A região com maior potencial eólico é verificada em Campina Grande com bons resultados de densidade de potência eólica, enquanto que em São Gonçalo se mostrou com baixos valores.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.