PERFIL SOCIOAMBIENTAL E ESTIMATIVA DO POTENCIAL PARA A CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA EM CATOLÉ DE CASINHAS, PE
Resumo
A carência de recursos hídricos no semiárido pernambucano, associada a um regime irregular na quantidade e na distribuição de chuvas aponta na captação de água da chuva uma alternativa viável para mitigar a escassez. Essa razão justificou a necessidade de um estudo estatístico da série pluvial, visando estabelecer às principais características do regime pluvial e do potencial para a captação na comunidade, bem como o perfil socioambiental da população. Os principais resultados mostraram que a estação chuvosa ocorre entre março e julho e chove o equivalente a 68,9% do total anual. O volume potencial mediano de captação de água da chuva foi de 27 mil litros para uma superfície de 60 m2. O perfil socioambiental mostrou que em 40,6% dos domicílios residem entre 4 e 6 pessoas e a agricultura é atividade principal. 86,6% não têm o primeiro grau e 47,2% da renda familiar provém de aposentadoria do INSS. A água da chuva é armazenada, em caixas d’água de 150 litros, em 48% dos domicílios, e não há cisterna em 70% desses. 98,1% da comunidade acreditam que a captação de água da chuva é a melhor alternativa para mitigar a escassez de água.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA DE GEOGRAFIA da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA DE GEOGRAFIA estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA DE GEOGRAFIA ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.