A CONDIÇÃO ATUAL DO USO E DA COBERTURA DA TERRA NA AMAZONIA: UMA LEITURA A PARTIR DO SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO SÓCIO ESPACIAL

Autores

  • Cláudia Pinheiro Nascimento Universidade Federal de Rondônia
  • Maurício Silva INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Resumo

A ocupação e o desenvolvimento da região amazônica apresentam, ao longo do seu processo de Formação Socioespacial, diferentes atores e mecanismos que contribuíram para a transformação dos seus recursos naturais, este processo esteve associado a dois elementos: o espaço e o tempo, que se relacionam de forma dialética. Este artigo busca entender como ao longo do tempo o espaço amazônico foi sendo transformado a partir da lógica dos atores envolvidos e das políticas implantadas, associados aos diferentes interesses atendidos na tentativa de explicar como ocorreram as transformações na forma e no conteúdo do espaço amazônico e seus reflexos na condição atual do uso e da cobertura da terra.

Biografia do Autor

Cláudia Pinheiro Nascimento, Universidade Federal de Rondônia

Formada em em Geografia pela Universidade do Estado de Santa catarina, mestre em geografia pela Universidade Federal de Rondônia. Atualmente é colaboradora do INPE - CRA/Belém.

Maurício Silva, INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Formado em Geografia pela Universidade do Estado de Santa catarina, mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é tecnologista do INPE - CRA/Belém.

Downloads

Publicado

19.05.2012

Como Citar

Nascimento, C. P., & Silva, M. (2012). A CONDIÇÃO ATUAL DO USO E DA COBERTURA DA TERRA NA AMAZONIA: UMA LEITURA A PARTIR DO SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO SÓCIO ESPACIAL. Revista De Geografia, 29(1), 225–251. Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/228965

Edição

Seção

Artigo Científico